Dobradinha no Concerto aos Domingos

Cultura

Gracielle Suíca - Agência Alagoas

Dupla se apresenta pela primeira vez neste domingo, em Maceió

* matéria enviada pelo colaborador Maestro Max Carvalho

Projeto apresenta neste domingo (2), o talento dos pernambucanos Levi Guedes e Antonio Barreto, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O som de vários instrumentos de percussão mais o tradicional piano. Essa mescla faz parte da programação do projeto Concerto aos Domingos, realizado no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), com patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento apresenta pela primeira vez, neste domingo (2), a partir das 10h, a dupla Levi Guedes e Antonio Barreto.

Natural de Pernambuco, o pianista Levi Guedes, já tão apreciado por outras apresentações no IHGAL, diz ter sido convidado pela coordenadora do projeto, Selma Britto, a compor o duo. ?Para mim é uma oportunidade ímpar mostrar ao público obras escritas para esta formação, oriundas de orquestras, nunca vista antes em dupla?, anima-se Levi, que atualmente é professor da cátedra de piano no Conservatório Pernambucano de Música.

Quem o acompanha é o conterrâneo e percussionista Antonio Barreto. O músico já emprestou seu talento à Casa de Ópera, em Zurique, onde fez parte da Orquestra Sinfônica. Suas apresentações renderam a ele quatro CDs gravados com a Orquestra Sinfônica do Recife e mais sete álbuns com o grupo pernambucano SaGrama. Antonio é também professor e supervisor do curso de percussão erudita no Conservatório.

Além do piano, instrumentos como marimba, vibrafone e xilofone complementam as peças. No repertório, composições nacionais e internacionais de artistas consagrados no estilo sinfônico. Nomes como Arthur Frackenpohl, Mitchell Peters, Osvaldo Lacerda e Aram Kachaturiam. Este último traz em sua peça a dança do Sabre, uma espécie de duelo de espadachins. ?Basta fechar os olhos para sentir que fazemos parte desta disputa?, garante Levi.

Segundo Selma Britto, quem for assistir à apresentação do próximo domingo vai perceber o quão prazeroso é contemplar esses momentos de cultura e arte. ?Receber tantos talentos e proporcionar ao público esse intercâmbio com a música em sua plenitude é a nossa maior alegria?, afirma.

Essa fusão de sonoridades será no mínimo curiosa. Não dá para perder. A entrada, como sempre, é gratuita. Mais informações: (82) 8836-0048.


Apresentamos os currículos

Levi Guedes

LEVI GUEDES ? Pianista - É Licenciado e laureado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica de Pernambuco ? UNICAP. Em 1989 até 1995, atuou como pianista-correpetidor do departamento de música do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil ? STBNB em Recife. De 1992 a 2009, exerceu a docência pianística no Centro de Educação Musical de Olinda ? CEMO e, desde 1994, é professor da catedra de piano do Conservatório Pernambucano de Música ? CPM.
Freqüentou Palestras, Seminários, Master Classes, Workshops e cursos de didática, técnica e alta interpretação pianística ministrados por renomados pianistas-professores nacionais e estrangeiros.
Como camerista, desenvolve grande atividade e apresentações no Recife em outras capitais do Brasil como: Aracajú (SE), Salvador (BA), Maceió (AL), Piauí (MA) e São Paulo (SP) ? Sala São Paulo.
Foi solista da ?Orquestra Retratos do Nordeste?, da ?Orquestra de Câmara de Pernambuco? e atuou várias vezes na ?Orquestra Sinfônica do Recife ? OSR? como músico convidado.

Antonio Barreto

ANTONIO BARRETO, Natural de Recife/PE iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música em 1980, tendo como professores José Xavier e Maurício Chiappetta de bateria. Formado pela Universidade Federal da Paraíba - Bacharel em Música ? Habilitação Percussão, na classe do Professor Odair Salgueiro; pelo Conservatório de Zurique - Habilitação Orchesterdiplom na classe do Professor Horst Hofmann e em Formação Pedagógica, habilitação em Didática das Linguagens, Códigos e suas Tecnologia, pela Universidade de Pernambuco ? UPE. Trabalhou como percussionista na Casa de Ópera de Zurique, Orquestra Sinfônica de Zurique (SOZ), Tonhalleorchester, Orquestras do Estado de São Paulo, Paraíba e Natal. Tem 07 Cds gravados com o Grupo SaGRAMA, 04 Cds gravados com a Orquestra Sinfônica do Recife. Atualmente é Professor Percussão Erudita e Supervisor do Curso de Percussão no Conservatório Pernambucano de Música, Ex-Timpanista e Chefe do Naipe de Percussão da Orquestra Sinfônica do Recife, percussionista do Grupo SaGRAMA (www.sagrama.com.br) e Diretor Artístico do Grupo de Percussão do Nordeste ? GPN.

Comentários