Reviravolta: PM Alagoano pode ter morrido após queda na hora do socorro

Polícia

por Olhar Direto.com.br

Reviravolta: PM Alagoano pode ter morrido após queda na hora do socorro

Em coletiva realizada durante a tarde de ontem (24), o secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Alexandre Bustamante, informou que o policial militar de Alagoas, Abinoão Soares Oliveira, que morreu durante o curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M), realizado pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, faleceu após dar entrada no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e que a causa da morte ainda não teria sido informada.

Pessoas que estavam no local no momento em que o helicóptero pousou ao lado do Pronto Socorro afirmam que o policial caiu quando era retirado da aeronave. Em vídeo feito por uma testemunha, que presenciou a queda, fica visível que Abinoão foi colocado em uma maca improvisada, sem ataduras, o que teria provocado a queda.

Aproximadamente uma hora após a coletiva, o corpo do rapaz já havia sido liberado pelo Instituto Médico Legal (IML). Segundo o laudo assinado pelo médico legista, Antônio Preza, a morte teria sido causada por asfixia mecânica.

Porém, ainda há uma terceira versão da causa da morte do policial. Segundo fontes de dentro do Pronto Socorro, o oficial deu entrada no PSMC com uma fratura do lado esquerdo do crânio, que poderia ter sido causada pela queda levando o policial a óbito.

Investigações

Durante a coletiva, Bustamante informou que foram instaurados um inquérito civil e outro militar para apurar as causas do acidente, sob comando da delegada Ana Cristina Feldman e do Tenente Coronel Jurandir da Costa Metello, respectivamente.

O curso, que foi suspenso, temporariamente tem duração de dois meses e meio e começou na quarta feira (21) com 25 policiais militares, civis e bombeiros.

?Não é um curso qualquer. É um curso de sobrecarga, de resistência a fadiga, que exige muito dos alunos. Os que realizam a capacitação passam por rigorosos testes de seleção antes de iniciar o curso?, disse na coletiva o comandante geral da PM/MT, coronel Osmar Lino Farias.

Quanto ao nome dos outros policiais que passaram mal durante o treinamento e também foram encaminhados ao Pronto Socorro, a Sejusp preferiu não divulgar nada alegando não saber ao certo o nome dos mesmos.

Alagoas

Em contato por telefone com o chefe da assessoria de imprensa da Polícia Militar de Alagoas, major Oliveira, ele disse que todas as assistências estão sendo dadas aos familiares do militar. ?Assim que fomos comunicados pela PM de Cuiabá enviaremos uma equipe de psicólogos à residência dos pais do nosso policial, para tranqüiliza-los deste fato negativo?, disse o oficial.

Ainda durante contato com a reportagem do CADA MINUTO, o major disse que ele estava à disposição da Força Nacional há dois anos, quando participou de curso de voluntariado, tendo êxito no ingresso da missão.

Enterro

O corpo de Abinoão Soares de Oliveira chegou na manhã de hoje e está sendo velado na Central de Velórios, no bairro do Prado. O enterro foi marcado para às 15 horas, no cemitério de São José

Comentários