Uneal é parceira no Programa da Avicultura Sustentável de AL

Agricultura

Davi Salsa

A Universidade Estadual de Alagoas participa ativamente das ações do Programa da Avicultura Sustentável de Alagoas (PAF) na região sertaneja.

O programa foi lançado no ano passado e tem por objetivo utilizar a avicultura familiar como instrumento de desenvolvimento sustentável regional e inserção no mercado para e pequena e média propriedade rural.

As ações estratégicas fortalecem a pequena propriedade, gerando renda e possibilitando melhorias na qualidade de vida das pessoas.

O PAF é formado por parceiros da esfera governamental e iniciativa privada, a exemplo da Federação da Indústria do Estado de Alagoas (FIEA); Sebrae/AL; Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação; Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Estado de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística; Secretaria de Estado do Planejamento; Universidade Estadual de Alagoas; Instituto Globo Aves; GloboAves; Novus - Performance Through Innovation e prefeituras que compõem o território da cidadania do Médio Sertão.

De acordo com o professor do campus da Uneal em Santana do Ipanema, Fabio Cunha, como parte importante do projeto, está sendo concluída a instalação de um frigorífico de aves no município de Santana do Ipanema. Ele explica que o equipamento será utilizado no processamento e inclusão no mercado dos produtos da avicultura, sobretudo os produtos do sistema familiar.

Cunha revelou que o projeto vem sendo desenvolvido com a participação integral de todos os parceiros, com destaque para a Globoaves, que fez doação de equipamentos necessários para a criação de aves ao setor de avicultura da Uneal.

A ação fortalece as ações do PAF e o curso de Zootecnia em Santana do Ipanema. O professor-pesquisador salienta ainda a concessão de uma bolsa de pesquisa cedida pela Novus para um estudante que está sendo selecionado pela coordenação técnica e científica do programa.

?A participação das empresas não se restringe à concessão de bolsa e doação de equipamentos, uma vez que existe um diálogo efetivo e interativo acerca dos estudos que irão viabilizar a criação de aves em sistema familiar que é o objetivo do programa?, esclareceu o professor-doutor Fabio Cunha, ressaltando que, além de dar chances aos alunos participarem de pesquisas de alta complexidade, o programa vai fortalecer o crescimento da avicultura em Alagoas.

No período de 15 a 19 de março, foi realizado, no campus

de Santana do Ipanema, o curso de capacitação para técnicos extensionistas das prefeituras que serão atendidas pelo programa e, também, para alunos da Uneal que irão atuar na extensão universitária.

O curso foi ministrado por técnicos da Globoaves que vieram de Cascavel, no Paraná, com o apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema e logística da empresa Novus.

Ainda como parte das atividades da capacitação, foi realizado, na Casa da Indústria, em Maceió, o I

Seminário Alagoano da Avicultura Familiar. O evento contou com a palestra do diretor de Negócios Internacionais da Globo Aves, Marcos Bertolli, e, em seguida, o professor-doutor da Uneal, Fábio Cunha, apresentou o programa e suas ações.

O seminário também contou com palestras de David Moreno, diretor de Markerting da Novus, com o relato acerca da importância do programa para o desenvolvimento regional, e palestra de Cláudia Costa, do Sebrae/AL, com apresentação do programa, que tem características muito peculiares, com ação direta com os produtores rurais, por meio das ações de difusão e acompanhamento das unidades produtivas sem perder de vista a importância da inovação tecnológica.

Comentários