Governador assina nesta 5ª feira ordem de serviço do Colégio Estadual Humberto Mendes

Educação

Jefferson Alcântara Assessoria de comunicação-SEE

?Colégio Estadual Humberto Mendes forjador cultural de campeões, de Palmeira dos Índios tu terás o carinho de suas gerações?. Este é apenas um pequeno trecho do hino do Colégio Estadual Humberto Mendes, escola tradicional de Palmeira dos Índios. A partir desta quinta-feira (10) os cerca de 2.800 alunos da instituição terão mais orgulho em pertencer a ela e estudarão com mais comodidade. É que a ordem de serviço para reforma desta unidade será assinada, nesta quinta-feira, às 16h, pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Educação, professor Rogério Teófilo.

O superintendente de Expansão e Manutenção da Rede Física Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Raul Cleto, confirma que a reforma vai custar cerca de R$ 450 mil. ?Os recursos para efetuar a intervenção nesta unidade escolar são do Governo Federal através do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb). Esta obra deve fica pronta em aproximadamente seis meses. Vamos fazer recuperação da coberta da escola, rede elétrica e hidrosanitária (água e esgoto) e, também, a parte de pintura.

?Este trabalho será feito por etapas. Há um compromisso da construtora com a própria secretaria de que as atividades da escola não serão paralisadas. Assim faremos também com as demais reformas que irão acontecer?, acrescenta Raul.

Já a responsável pela 3ª Coordenadoria de Ensino, professora Judite Rocha, declara que toda comunidade palmeirense está contente por o Colégio Humberto Mendes receber esta reforma. ?Acredito que com esta ação do governo, através da Secretaria de Educação do Estado, iremos resgatar ainda mais a credibilidade dessa escola. Nesta instituição de ensino formamos bons atletas e temos excelentes professores. É um colégio que serve de referência?, pondera.

A diretora do colégio, professora Maria Edjane Marques, afirma que o ponto crítico da unidade são os banheiros. ?Somos uma escola tradicional na região. A cidade de Palmeira tem o maior carinho por este colégio. Somos uma escola bastante renomada. Estas melhorias que chegam graças à atitude do governo é uma decisão que nos alegra?, garante.

Cidade ? Palmeira dos Índios ocupa terras que um dia foram aldeias dos índios Xucurus. Foi criada como freguesia, em 1798, e transformada em vila em 1835. Na década de 1840, uma disputa política brutal entre famílias, causa dezenas de assassinatos e provoca o êxodo que praticamente esvaziou a vila. Anexada então a cidade de Anadia.

Palmeira dos Índios só recuperou a autonomia anos mais tarde. Em 1889 foi elevada a condição de cidade. Entre 1928 e 1930 a prefeitura foi ocupada pelo escritor Graciliano Ramos (nascido na cidade de Quebrangulo), que incluiu fatos do cotidiano da cidade em seu primeiro romance, Caetés (1933).

Unidade ? O Colégio Estadual Humberto Mendes está situado na Avenida governador Muniz Falcão, 701, próximo a entrada da cidade.

Comentários