SUA FELICIDADE NÃO É A MINHA FELICIDADE

Luciene Amaral da Silva

Certa vez ouvindo uma entrevista de Ariano Suassuna me chamou a atenção uma observação feita por ele quando disse que ele nunca vai na casa das pessoas ensinar como elas devem viver, mas as pessoas sempre vão a casa dele dizer a ele como ele deve viver e como ele deve fazer para ser feliz.

Bem, passei um tempo meditando sobre essa fala dele e vi que realmente é isso que acontece todo dia e com todas as pessoas. Nos deparamos com as pessoas nos dizendo como devemos fazer para ser feliz e por isso criticam nosso modo de viver e de ver o mundo.

Todos devemos entender que cada um constrói sua própria concepção de vida e de felicidade, por isso, o que faz uma pessoa feliz, necessariamente não faz outra pessoa feliz. Isso significa que cada pessoa precisa aprender que as pessoas constrói seu conceito de felicidade a partir de suas experiências.

Então tem gente que é muito feliz trabalhando muito, tem gente que é feliz sem trabalhar tanto, outras são felizes sem fazer nada. Uns são felizes sozinhos, outros precisam de gente ou bicho para serem felizes. Uns são felizes a noite, outro são felizes pelo dia. Uns são feliz com coisas materiais, outros são felizes com as coisas do espírito. E daí?


Parece que inventaram algum padrão de felicidade? Parece que para ser feliz você deve ser X porque se for Y não será. Mas,a vida não funciona conforme regras padronizadas pela sociedade que quer uma reposta com base em concepções individualista de felicidade.

Isso significa que, deveríamos deixar de perder nosso tempo criticando como as pessoas vivem e passarmos a tentar descobrir quem somos e o que nos faz feliz. Minha felicidade não é sua felicidade e no final somos todos livres para sermos felizes.

Comentários