Contagiados pelo espírito natalino. Componhamos crônica especial de Natal. Falemos de como por essa época ficamos com o coração mais “mole”. Busquemos pois, superar nossa pequenez, e desejemos ao próximo, ao irmão: muita paz, amor, fraternidade. Então. Assunto bem dessa época. Os brindes, tão comum durante festejo qualquer. De onde viria??
“A origem do brinde, não é totalmente clara. Alguns estudiosos indicam que surgiu na antiguidade, outros dizem que foi na Grécia ou em Roma. O que muitos concordam é que nasceu por conta de vida ou morte. Nesta época assassinar os inimigos colocando veneno na bebida era algo muito comum.
Portanto beber algo que estivesse sendo oferecido era muito arriscado. Com isso tornou-se hábito o anfitrião colocar em seu próprio copo um pouco do que estava sendo oferecido ao convidado, para mostrar que era seguro beber. Ambos tocavam as taças, como símbolo de confiança e bebiam ao mesmo tempo. O costume de dizer: “Saúde!” claro, surgiu por razões óbvias.
Brindando em vários idiomas: Durante o brinde há no Brasil costume de dizer “SAÚDE”, além do “Tim-tim!”. Em Portugal e Itália: “SALUTE!”; na França: “SANTÉ!”; em países da língua espanhola: “SALUD!”; na Grécia: “STENIYASAS!; na Alemanha: “PROSIT!”; na Holanda: “PROOST!”; os russos preferem dizer “Felicidade” ou melhor: “ZA ZDOROV!”; os suecos brindam de maneira bem diferente, falam: “SKÄLL” que significa “Caveira”. Costume proveniente dos Vikings que tinham o hábito de beber nos crânios dos inimigos mortos transformados em canecas. Fonte chapiuski.com.br”
Cá pra nós. O tal “Skäll”, não lembra o nome de uma cerveja bem popular entre nós? Ainda sobre brindes:
“Na Grécia antiga, era comum durante os festejos se fazer breve homenagem, levantando o cálice a Dionísio deus do vinho. Os romanos por sua vez, prestavam idêntica homenagem a Baco, que era basicamente a mesma pessoa. Só que ao invés de erguer as taças, os romanos viravam a bebida no chão, ou mesmo na mesa onde estavam bebendo. Este costume chegou aos dias atuais, só que com outra intenção: “dar um gole ao santo”. Fonte: artedescave.com.br.”
“A origem da palavra “Brinde: É controversa. Alguns acreditam que seja em homenagem a cidade italiana de “Brindisi”, outros defendem que vem do espanhol: “Brindis”; ou seria de derivação da expressão alemã: “ich bring dri’s” que quer dizer: “Bebo por você”. Já no inglês a origem é mais clara. Na Inglaterra “Brinde” se chama “Toast” que em português significa “torrada”. Isso vem do antigo costume de se encher uma taça de vinho com uma torrada no fundo, e dividir o conteúdo entre amigos. Fonte chapiuski.com.br”
E a famosa frase, das vésperas, e do dia de Natal? Como se diz, mundo a fora?
Em Alemão: “FROHE WEIHNACHTEN!”; Árabe: “MILADI MAJID!”; Espanhol: “FELIZ NAVIDAD!”; Francês: “JOYEUX NOËL!”; Grego: “KAYÁ XPIOTOUYEVVA!”; Italiano: “BOM NATALE!”; Inglês: “MERRY CHRISTMAS”; Em Latim: “NATALE HILARE!”. Fonte: suapesquisa.com.br”
Pra encerrar. Coisas da rede, e do Watsapp:
Aí o Moro pergunta:
-De quem é essa conta?
O filho do presidente responde:
-Eça de Queiroz.
Umas Natalinas:
“Joãozinho:
-Sabia que Papai Noel é casado?
-Com quem?
-Uma tal de Merry Chrsitimas.”
Não custa perguntar:
“Um exame feito antes do dia 25 de dezembro. É um Pré-Natal?”
“-O nome do cara que armou o Presépio?
-Armando Nascimento de Jesus.”
“No Natal o espírito é natalino. No Ano Novo, é Novolino?”
“E aí. O que você ganhou no Natal?
-Peso.”
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!
Fabio Campos, 22 de Dezembro de 2018.
No nosso Blog. 4º Episódio da Série Delliriu’s: MELANCOLIA.
Comentários