QUERIDO DIÁRIO ....

Luciene Amaral da Silva

31 de dezembro de 2020

Querido diário, chegamos a mais um final de ano, e você nem imagina a alegria de dizer chegamos enquanto tantos não conseguiram fazer isso.

Não foi um ano fácil e juro, para ninguém. Um ano que nos igualou através do medo de morrer. Todos ficamos com medo de nos contaminar com o vírus da COVID-19 e nos tornamos iguais pelo menos no medo de morrer.

E olha querido, não era só o medo de morrer não, infelizmente muitos e muitas morreram e ainda não parou. Esse final de ano está sendo de muita dor para quem perdeu seus amados. Então, que bom chegamos ao final do ano com nossos amados ainda conosco.

E para aqueles que tiveram seus amados mudado de espaço/tempo em que a finitude foi concretizada em suas vidas, que Deus lhes dê a força que o mundo não consegue dar. Sim, também perdi alguém que amava muito. Ainda não acredito, acho que ele esta viajando, mas ouço seus risos, suas brincadeiras ele sempre está presente, parece que ele só mudou de casa.

É querido diário, o ano ainda foi mais difícil para quem experimentou pela primeira vez a fome ao perder sua forma de sobrevivência e também para aqueles que acirraram ainda mais a fome que já sentiam. E olha diário, fome dói no estômago e responde na alma, acho que você não sabe o que é fome por isso não consegue ser empático com a fome dos outros.

Falando em empatia, nem todos sabiam o que significa, meu querido, mas nesse ano de 2020 com a ameaça dessa pandemia cinematográfica, isso mesmo que você ouviu, só existia em filme, nessa proporção, isso porque como a gente não gosta muito de ler, então não pesquisa e por isso não conhecíamos a gripe espanhola.

Então, com essa pandemia soubemos o que era EMPATIA. Você quer uma definição que possa ser entendida? Tudo bem, empatia é assim, se eu não cuidar de você eu posso morrer também. Para sua vida não ameaçar a minha e a minha não ameaçar a sua eu tenho que cuidar de você. Deu para entender?

Tudo bem, não concorda né, sem problema, a vida é feita de antagonismo. O que é antagonismo? É quando descubro que minha opinião não precisa ser igual a sua se eu não concordar.

Sei, você ouviu que empatia é se colocar no lugar do outro né isso? tudo bem, também pode ser. No entanto, e na maioria das vezes, só me coloco no lugar do outro quando passo pelo que ele passa e sublime ação da empatia é não precisar estar no lugar do outro para sentir o que ele sente e mudar sua vida. Difícil né? Eu sei disso, você está certo.

E quero dizer também, meu querido, que de toda experiência tiramos as lições e quanto pior for a experiência a lição é mais eficaz. Mas, tenho receio, amigo, de quando tudo isso passar, nossa memória seja apagada e a gente deixe essa tal de EMPATIA do lado e volte a fazer o que fazíamos até 2019.

Mas tudo bem companheiro, vamos à luta. É essa a maior dádiva da humanidade, levantar e seguir em frente chamam isso de resiliência. Sim, mais uma palavra que marca 2020.

Vencemos essa primeira batalha, uns saíram sem vidas, outros saíram com sequelas e todos sairão marcados. A batalha ainda continua, mas nós somos fortes e vamos cuidar um dos outros. Não seremos extintos como os dinossauros porque temos algo que eles não conheciam, somos humanos e por mais desumanos que tantos conseguem ser, só estamos vivos e chegamos onde chegamos porque no mundo existe mais humanos que desumanos.

Até breve, meu querido e companheiro diário e com certeza o ano novo será novo e se até o ano se renova porque a gente não se renova também?

Feliz 2021.

Obrigada a todos e todas que junto comigo em 2020 renovaram suas vidas a partir das reflexões que este canal proporcionou. Obrigada ao portal Malta Net que continue desempenhando o papel de portal do conhecimento.

@dialogandocomlu
visite o canal: https://www.youtube.com/watch?v=H4FuruiPXhU&t=11s

Comentários