Observando as vidas das pessoas e suas experiências tenho prendido muito com elas, não significa que não vou errar, mas acredito que não serão os mesmos erros.
A vida é um processo com início e fim definidos, disso já sabemos, mas parece que sabemos e não percebemos isso na prática até que a vida nos cobre as dívidas que acumulamos ao longo da nossa vida.
Em todas as fases da nossa vida, infância, adolescência, juventude, vida adulta e velhice, devemos viver o que tem para ser vivido em cada fase, devemos concluir sonhos e projetos dos quais planejamos em cada fase, não podemos deixar histórias em aberto que deveriam ter sido vividas na fase certa, porque mais tarde a vida cobra de nós.
Fazer a faculdade que tinha vontade, namorar a pessoa que tanto queria, ir ao lugar que sonhou, fazer o que planejou, porque depois a vida sempre cobra da gente.
O que são frustações? expectativas sonhas a e não realizadas. Na infância, são necessárias porque as frustações construíram uma personalidade mais forte, nos dando a consciência desde cedo de que nem tudo que dar para desejar pode ser alcançado.
Mas, quando a gente se conforma, em outras fases, com "consolos" (queria fazer uma faculdade e por não ter aqui, ou conseguir passar, fiz outra) nas outras fases que segue a vida, a faculdade feita não terá força suficiente para te manter realizado. O dinheiro que essa pode gerar, até realizará suas necessidades, no entanto, chega uma fase da nossa vida que as necessidades materiais estão saciadas, e nessa fase, precisamos das necessidades da alma, dos sonhos, dos desejos firmes o suficiente para nos manter vivos.
Vivos na mente e na alma. O coração tem que estar sempre em paz, para que depois que depois a vida não venha a cobrar de nós um preço que não podemos pagar.
Tenho ouvido muita gente em depressão, muita gente na solidão, muita gente frustrada, muita gente infeliz, que na maioria dos casos, foram dívidas do passado. Vidas que queriam ter vivido e por algum motivo não podem mais, e por não saber administrar essa cobrança acabam por buscar no álcool ou em outras drogas o consolo.
Esse número tem aumentado a cada dia, pessoas cada vez mais infelizes, vendo a vida terminando e não tendo mais tempo de refazer, se arrependendo de coisas que fizeram que não ajudou em nada, pessoas arrependidas por terem perdido suas famílias, profissionais ruins porque não era naquilo que queria trabalhar, ou seja, precisamos ensinar as novas gerações e aprender com as gerações que passaram que devemos sempre fazer tudo com amor e dedicação e buscar sempre um caminho que nos deixe feliz para também deixarmos os outros felizes.
Precisamos cuidar melhor de nós, para poder cuidar melhor dos outros e parar de nos esconder nos mundo virtual com a qual criamos, muitas vezes, porque não sabemos mais lidar com a vida.
Ainda temos tempo sim.
Dá para mudar.
Dá para viver.
Dá para se salvar.
Comentários