Estando diante da faixa de pedestre localizada defronte o Banco do Brasil, percebi quão perigosa é a missão de atravessar uma faixa de pedestre aqui em Santana do Ipanema. Como pedestre, não temos a segurança de que o motorista irá nos respeitar, um carro pode até parar, mas às vezes as motos ou até mesmo outro carro que vem atrás não respeita.
Já presenciei alguns desrespeitos de motoristas diante dos pedestres. A única faixa segura para passar é a faixa localizada defronte a Escola Divino Mestre apenas no horário de sete horas e meio dia, pois o auxilio do senhor que fica parando os carros para os pedestres atravessarem com segurança, inspira confiança em quem passa por lá.
A faixa de pedestre mais complicada de atravessar é a que está localizada no semáforo do Maracanã. Acho que seja pelo fato de ser leiga em engenharia de transito, mas o semáforo está localizado numa posição que o pedestre não consegue visualizar. A travessia naquele local é a mais perigosa, pois o sinal só fecha apenas para um sentido enquanto o outro fica aberto, ou seja, o pedestre corre um grande risco ao atravessar essa faixa.
Em outras cidades percebemos um respeito maior pela faixa de pedestre, mesmo tendo ciência de que muita coisa ainda precisa melhorar. A questão do trânsito em geral se solidifica na falta de formação, instrução e educação de condutores e pedestres. A sinalização aqui em nossa cidade é um caso muito raro de se ver. Carros e motos entrando em ruas sem sinalizar, estacionando em locais proibidos, parando em locais indevidos dificultando o tráfego dos demais veículos e principalmente dos pedestres.
O pedestre sempre será inferior a máquina. E sempre será mais importante que ela. Como a introdução das faixas de pedestre é algo novo na cidade de Santana do Ipanema, a cultura do local precisará passar por uma nova reestruturação para que a população tanto pedestres como motoristas possam se adequar a essa nova mudança e passar a respeitar o pedestre.
A cultura de um povo se reflete nas ações praticadas por esse mesmo povo. A sociedade precisa através de suas instituições formar e educar seu povo para o respeito mútuo. Um povo educado é um povo civilizado e um povo civilizado é um povo desenvolvido.
Comentários