Bem, juro que a cada dia que vivo e observo a vida, menos a entendo. Tem certos momentos que parece que ela baila conosco. Vejo e ouço muitas experiências que mostram essa dança da vida em que muitos podem até chamar de destino. Mas creio ser muito mais que destino.
Escuto pessoas que dizem "olha tudo que pedi da vida ela me deu" é como se você tivesse que dar instrução a vida para que ela pudesse ajudar a pessoa a viver. Nessa perspectiva que, tanto você precisa pedir, quanto você precisa saber o que vai pedir.
Vejo muita gente elaborando seu plano de vida, e todos deveríamos fazer isso, e as escolas deveriam ensinar isso também, e esse plano se realizando conforme seu planejamento. As vezes diverge apenas no período temporal estipulado que só mais tarde você começa a entender porque demorou ou adiantou.
É incrível quando a gente diz "isso vai ser assim, ou quero isso assim, ou estou vendo que isso será assim" e realmente acontece. Uns dizem que é análise da realidade, outros dizem que é destino, outros dizem que a mãe de Deus agindo, e cada um tem sua versão para explicar, mas o que não se pode negar é a existência dessa realidade.
Às vezes, acontecem coisas que a gente não consegue entender no momento, coisas que não sabemos se serão boas ou ruins, apenas o tempo poderá dizer e ele diz. Outras vezes, precisamos nos afastar de pessoas que gostávamos e só iremos entender depois que muitas vezes, aquele afastamento, era necessário para nosso crescimento e amadurecimento.
E também, quase sempre, não entendemos porque muitas pessoas entram em nossa vida sem termos pedido, planejado, pensado, mas que essas pessoas trazem um bem enorme para nosso ser, viver, crer.
Certo dia ouvi de uma senhora de 70 anos que "ninguém deixa essa vida sem pagar o que está devendo, ao contrário, no céu a gente vai pagar pelo bem que devia ter feito e não fez" e aquela observação caiu como uma luva no que vejo durante todo o tempo que faço observação dos fenômenos da vida e das pessoas.
Muitas vezes, tentamos fugir de coisas que não conseguimos entender porque acontecem, conheço pessoas que fugiram a ida toda de sua própria vida e acabou encontrando-a no final, e percebendo que não era para ter fugido, era para ter assumido e resolvido.
Falando em resolvido, a gente descobre que ninguém nasce resolvido, como também, ninguém nasce um problema, somos frutos de um elemento essencial para nossa formação, nossa cultura, a forma como fomos criados, os valores que disseram para nós que eram certos, os desejos que nos ensinaram a desejar, o amor que plantaram em nós, e o exemplo de como ser um adulto que nos ensinaram.
Para os que conseguiram ser resolvidos e ai passo para vocês minha concepção do que é ser resolvido, aprenderam cedo na que muitas coisas que nos disseram que deveriam nos deixar tristes na verdade é apenas mais uma lição.
Uma pessoa resolvida, na minha concepção, e vou descrever uma pessoa que observo e a vejo assim, primeiro, a opinião dos outros tem nenhuma ou quase nenhuma interferência em sua vida, é uma pessoa que não sente humilhação porque aprendeu que humilhação é um sentimento de dentro para fora, uma pessoa que descobriu que ódio só mata quem sente, que fé é fundamental para se reestabelecer todo dia, que não precisa de boa aparência nem objetos de ostentação para ganhar respeito, que respeitar pai e mãe devia ser uma lei com severa punição seu contrário, que amar e respeitar filho é a premissa da vida, o caminho de sucesso, o proposito de sua existência. Uma pessoa resolvida entende que não dá para ser feliz só, precisa de família, ou amigos que adoçam a vida. Não carrega amargura em sua vida porque pesa demais. Uma pessoa resolvida não dá ao problema o peso desnecessário. Não é um lunático, nem um alienado, tem consciência da vida, mas tem projetos e dedica todo seu tempo a realiza-los e não a infernizar a vida de ninguém.
Ou seja, uma pessoa resolvida descobriu que precisa viver sua vida e não a vida dos outros, que precisa dedicar as suas realizações e não a atrapalhar a vida de ninguém. Descobriu que não precisa da desgraça dos outros como combustível para sua felicidade. Não é pedra no caminho de ninguém.
E olha, conheço muita gente assim, e cabe a cada um de nós escolher se seremos resolvidos ou continuaremos sendo uma equação sem grau.
Comentários