O BAGAÇO DA LARANJA

José Malta Fontes Neto

Para quem não sabe, eu sou terapeuta holístico. Sempre gostei dos segredos do todo. Investigar o ser humano nas suas formas sutis, ou seja, as energias que percorrem nosso corpo. Para chegar a essa condição, tive que fazer vários cursos, dentre eles a Radiestesia.

(“Recebe o nome de Radiestesia a técnica de avaliação das vibrações energéticas – e que tem como meta a identificação de eventuais desequilíbrios nessas energias. [...] Entender para que serve a Radiestesia, é preciso saber que ela pode identificar energias emitidas tanto por pessoas quanto por ambientes e animais.”)

Para esses estudos, tive que conhecer outros aspectos, por exemplo estudar as propriedades de frutas para saber o valor energético e, dentre muitas, descobrimos algo interessante, por exemplo: não é recomendado se fazer o suco da laranja desprezando o bagaço, uma vez que a laranja é rica em frutose, que ingerida sozinha é, de certa forma, prejudicial ao homem, pois tem o poder de aumentar o teor de glicose. A ingestão deve ser feita com o bagaço.
Vejamos o valor do bagaço da laranja:
A laranja tem muito mais poderes do que os da vitamina C. O que muita gente não sabe é que ela faz bem para o coração, para o sistema digestivo e ajuda a impedir a absorção de gordura, portanto, emagrece. A maior parte dos benefícios da laranja está concentrada no bagaço da fruta, e não no suco, como se pensa. O bagaço é rico em fibra e pectina, um polissacarídeo muito importante para auxiliar a digestão e impedir que o corpo absorva e armazene gorduras em partes localizadas. Por isso, entre os benefícios diretos à saúde, a laranja combate o colesterol, ajuda a controlar a pressão sanguínea, estimula as funções intestinais e o sistema circulatório. O fruto também ajuda a manter a defesa do organismo e a deixar a pele mais bonita. No caso do suco, o ideal é que ele seja feito e tomado na hora, sem conservantes e outros químicos que reduzem sua eficiência. Para aumentar o aproveitamento, bata a laranja no liquidificador ou em uma centrífuga, porque assim o bagaço também é utilizado. (https://cidadeverde.com/noticias/278097/bagaco-da-laranja-faz-bem-para-a-pele-coracao-e-emagrece ) Acesso em 01/05/2020 às 22h23min.

Instrução dada. Aprendemos algo, mas por que será que fiz essa observação importante?

Tenho em meu círculo de amizades muitas pessoas e, dentre elas, a Márcia Dias, filha do amigo Tiririca, competente repositor de cal nas vaquejadas do Brasil afora; funcionária da Farmácia São Luiz, antiga Farmácia Vera Cruz ou farmácia de Seu Alberto.

Pois bem, a Márcia é denominada de “alegria sempre” nas suas redes sociais. Já passou por maus bocados, já teve depressão e outras coisas que a vida às vezes apronta conosco, chegou a pular da ponte General Batista Tubino, em Santana do Ipanema, a ponte sobre o Rio Ipanema que dá acesso a AL-130, que liga nossa cidade a Olho d´Água das Flores, mas superou todas e hoje é uma menina alegre, como o próprio nome de redes sociais diz.

Sempre a encontramos sorrindo e contando seus causos, principalmente nos momentos alegres nas festas, assim como suas paqueras e namoricos. Diz que não pensa em casar tão cedo. Já viveu o casamento e agora o negócio é free.

A sua alegria é tamanha que disso brotou uma qualidade, que para uns pode ser defeito: tem resposta para tudo e na ponta da língua, com uma rapidez incrível. Não faça perguntas ou citações idiotas perto dela que você pode ter uma surpresa na resposta, ou pagar um belo mico.

Assim como eu, a Márcia frequenta sempre a Casa O Ferrageiro. Não sei se toma café, meu vício naquele estabelecimento comercial, depois de conversar um pouco com o empresário, amigo e confrade Bartolomeu Barros, momentos estes dos quais estou sentindo muita falta nesse tempo de pandemia do coronavírus/COVID-19.

Numa dessas visitas à referida loja, entre o meu papo com Diva, a funcionária que por anos fez o melhor café da cidade, hoje desfrutando da aposentadoria, ela me contou uma das de Marcinha, confirmada depois por Tiel, outro funcionário da loja e coadjuvante nessa história, que fez o comentário.

Certa feita a jovem foi à cozinha da Casa O Ferrageiro, e, conversando com a Diva, foi interceptada por Tiel, que passando a mão no cabelo da Márcia disse: - Parece que você está usando shampoo de laranja! Aí saiu a tirada, na “taba da venta”, como se diz no popular. Ela o encarou, que brincando estava, mas já esperava a resposta, e disse: Estou, e o bagaço da laranja está no olho do seu… #@&%$#@(*&.

Coitado do BAGAÇO DA LARANJA, e, nesse caso, dentre as utilidades que apresentamos no início desta crônica, não vimos nenhuma com essa especificidade de local.
Risos…

Santana do Ipanema, 1º de maio de 2020 (Dia do Trabalhador)

Comentários