VOCÊ SABIA?...

Fábio Campos

O seu jeito de falar diz muito sobre você? Isso mesmo, alguém mandou-me um mensagem via watsap, bastante curiosa. Diz que nosso gestual muito revela a respeito de nossa personalidade. A linguística chama esse viés de comunicação não-verbal.

Por exemplo, a mensagem diz que: “1) Esfregar as mãos enquanto conversa indica impaciência; 2) ficar ereto durante a fala, indica pessoa segura de si; 3) colocar as mãos no bolso indica debilidade física, ou emocional; 4) esfregar os olhos com uma das mãos denota confusão, que não está entendendo, nesse caso o interlocutor; 5) entrelaçar os dedos (como quem reza) sinal de segurança no que fala; 6) cruzar os braços tanto quem fala quanto quem ouve, está fechado a estímulos enviados pelo outro; 7) Sentado, falar balançando o pé cruzado sobre as coxas, significa que está entediado; 8) cruzar as mãos atrás da nuca, denota superioridade; As mãos no bolso, com somente os polegares de fora indica soberba; 9) sentar na beira da cadeira, impaciência; 10) Ficar olhando pro chão, significa que não acredita no que o outro está falando; 10) brincar com o cabelo enquanto ouve, demonstra insegurança; 11) segurar um dos braços atrás das costas: entediado; 12) Apertar o nariz: se for o que fala: provavelmente está mentindo; se o que ouve: nega o que está sendo dito; 13) Conversar com as pernas cruzadas um tornozelo em cima do (quase) joelho da outra perna, denota desconfiança, de quem fala para com o interlocutor 14) Se fala em público, com mãos bem abertas denota confiança, sinceridade.”

Parece-me, que a muitos dos políticos já tiveram aulas de como falar em público. Quanto aos demais sinais. Pareceu-me bastante sensatos. Embora o número de 13) surpreendeu-me.

Sabia que o jeito que você senta, também diz muito a seu respeito? Pois é a crônica de hoje caprichou nos sinais da comunicação não-verbal. Então, para tentar explicar como funciona representaremos as pernas por sinais gráficos.

Essa matéria está no site: MSN/noticias.com.br Atenção, lá, diz muita coisa, aqui simplifiquei ao máximo:
1) Quem senta com as pernas assim: / \ São pessoas bastante criativa e encantadora;
2) Quem senta assim; X Cruzando as pernas, em cima das coxas. São do tipo sonhador(a), inquieto(a), de imaginação rica, consideradas “As almas das festas!”
3) Quem senta assim: \ / São pessoas muito exigentes, arrogantes até;
4) Quem senta assim: I I Pessoas que não gostam de expressar sentimentos de emoções em público, leva tudo muito a sério;
5) Quem senta assim: / / Pessoas que se importa muito com a aparência. Quer sempre estar impecável seja onde estiver.

Portanto aí está como sentamos, realmente diz muito a nosso respeito. Já sofri “bullying” em sala de aula, por sentar do jeito número 2. Mas, fazer o que, somos o que somos. Em algum momento nos denunciaremos. Pelo jeito de falar, de sentar etc.

Pois bem, as coisas andam difíceis mesmo é pro lado de dinheiro. Mas, e de onde vem o nome “Dinheiro”?

“Dinheiro é uma espécie de instrumento usado na forma de moeda e notas, utilizados na realização de trocas comerciais da sociedade. A origem etimológica da palavra Dinheiro, remete ao Latim ‘Denarius’, nome dado a moeda que os romanos utilizavam para trocas comerciais. Fonte: Google.com.br”

Pra encerrar. Vamos descontrair.

A moça estudando pro Enem, acha de perguntar pra irmã:
“-Na frase: “Procuro um homem fiel.” Em que tempo está?
Perdido. Tempo perdido!”

Essa foi verdade. Peguei o boleto do IPVA/2019. E lá estava: “Parcela única”. Fernando Soares, meu irmão inqueriu: Ué? E isso existe.
Resultado. Se não existe. Não pagarei.

Charada: o que o Batman faz no watsap?
Bat-papo.

Fabio Campos, 19 de janeiro de 2019.




Comentários