VOCÊ JÁ DEU DE CORPO HOJE?

Fábio Campos

Segundo o dicionarioinformal.com.br “Dar de Corpo é expressão nordestina, em especial da zona rural, inclusive do Rio Grande Norte, que significa o ato de defecar.” Como recentemente este tema fez parte dos assuntos da agenda presidencial em nosso país. Achamos da maior relevância, e trouxemos para abrir nossa crônica.

“Defecar verbo transitivo direto; separar (líquido) das fezes ou de qualquer sedimento; depurar. Sentido figurado: tornar algo mais puro, purificar. Fonte: Google.com.br”

De acordo com este conceito, a defecação devia constar da lista dos processos de separação de substância, assunto estudado em química. A exemplo de Filtração, Destilação, Decantação.

Afinal, que outras expressões usamos para designar tão nobre ato? Consultei pelo menos três sites e um blog: saidaqui.com.br cifraclub.com.br Google.com.br eutotefalando.blospot.com Foram pra mais de 100 designações, mas que só deu pra “aproveitar” oito.
“DAR UMA BARRIGADA; DERRUBAR O BARRO; FAZER O Nº 2; TROCAR UMA IDEIA COM DONA CELITE; PASSAR UM FAX; BATER UM PAPO COM DONA DECA; OBRAR; SENTAR NO TRONO; CONJUGAR O VERBO DEFECTIVO.”

Mudando de assunto. Esta semana na escola usei o termo “Afanar” numa frase: “Colega! Vou lhe afanar umas folhas de papel.” Depois, fiquei curioso de saber se o uso do termo estava correto. “O significado entre “ROUBAR” e “FURTAR” é diferente: Roubar é pegar para si sob ameaça, violência ou xingamento; Furtar é, se apoderar de qualquer objeto sem uso de qualquer tipo de violência ou intimidação. Fonte: Google.com.br Etimologia da palavra: vem do germânico: ‘raubon’; do Latim vulgar ‘raubâre’.
São Sinônimos de roubar: apanhar, arrebatar, defraudar, desapossar, despojar, extorquir, mafiar, plagiar, privar, ranfar, rapinar, raptar, ratonear, sequestrar, subtrair”

Estranhei que em nenhum momento aparece: apropriar-se indevidamente (apropriação indébita deve ser termo jurídico, usado mais pra ladrão do colarinho branco). Sobre “Afanar” que imediatamente associei a “Afã”, que apontou novo questionamento: Seria “O Afã” “ou “A Afã”?
“Afanar: verbo intransitivo e pronominal trabalhar ativamente com afã; azafamar-se; afainar-se. Exemplo: Afanava dia e noite pra manter a família. Afã: substantivo masculino; trabalho intenso, penoso; faina, lida. Fonte: Google.com.br”

Para meu alívio, ao “afanar” folhas de papéis, não pratiquei roubo, nem furto. No entanto pode ter ocorrido uma Apropriação Indébita.

Numa aula sobre sistema nervoso falávamos sobre os nervos simpáticos e parassimpáticos. A diferença básica entre um e outro é que o primeiro está relacionado com as respostas a estímulos em situações de estresse e emergência. Enquanto o outro está associado a atividades relaxantes como, redução do ritmo cardíaco e diminuição da pressão arterial.

Mas, será que nós temos nervos Apáticos? E Antipáticos?
Acredite, temos. Consultei um site especializado para Comunidade Médica; msdmanuals.com encontrei o seguinte artigo: “Disfunção Cerebral por Localização: Se a parte Frontal do Lobo Frontal, for lesionada pode ocorrer um dos seguintes problemas: [restringir-me-ei citar somente o que interessa para o questionamento]
Apatia (falta de emoção, falta de interesse e de preocupação); desatenção; impressionante falta de inibição, incluindo comportamento social inapropriado.”
Ao que concluímos que temos sim neurônios que nos tornam Apáticos e Antipáticos.

Um pouco de Humor pra Encerrar.
A Professora propõe:
Que tal um problema de Dedução:
E Mariazinha :
-Meu pai tem uma Ferrari e uma Mercedes. Como a Mercedes estava na garagem. Deduz-se naturalmente que ele foi trabalhar de Ferrari.
Joãozinho:
-Meu pai pegou um pedaço de jornal e foi pro banheiro. Como ele não sabe lê. Deduz-se naturalmente que ele foi cagar.

CÚMULOS
Qual é o cúmulo da incompetência?
Ser reprovado no exame de fezes.
Qual é o cúmulo da Avareza?
Usar o papel higiênico dos dois lados.
Qual é o cúmulo da Coragem?
Chegar em casa bêbado, encontrar a mulher com a vassoura na mão. E perguntar se ela vai varrer ou vai sair voando.

O velho no Consultório Médico:
-Doutor, toda manhã eu cago 6h em ponto!
-Ora! Mas isto é ótimo. Seu estômago funciona como um relógio.
-O problema é que só acordo as 8!

Fabio Campos, 05 de outubro de 2019.

Comentários