Ao formular a pergunta-título, girava na minha cabeça a vacina contra o novo Corona vírus. Do jeito que ela está aí, joguei-a no Google. O que deu-me o aplicativo da internet: Diversos sites que exploram um jogo, bastante popular, de perguntas, as mais inusitadas, com opções de resposta ainda mais esdrúxulas. Do tipo: “O que você prefere: Rir incontrolavelmente quando estiver triste, ou chorar como um bebê quando estiver feliz? Daí, os sites se especializaram, alguns com temas bem bizarros, ou só de esportes, para adolescentes, sexuais etc. Não recomendo.
Fui às minhas reminiscências, buscar algo parecido, lá na infância. O máximo que consegui foram os questionários de perguntas que as meninas faziam, entre as amigas e as colegas de escola. Questionavam entre si, sobre as preferências, no cotidiano de uma jovem daquele tempo. Sobre, que marca de perfume preferia? pra que time torcia? que marca de chiclete preferia? e por aí ia.
Sobre a questão das escolhas. E consequentemente das ofertas. Observo hoje, que no século passado, tínhamos uma outra visão de mundo. No universo dos negócios e serviços tudo era tão polarizado! Havia uma tendência natural ao extremismo. Por exemplo, bicicleta, havia duas marcas de destaque: Monark e Caloi, Posto de combustível: Atlantic e Texaco, Marca de geladeira Kelvineitor e Brastemp, Marca de televisão, e outros eletrônicos: Philips ou Semp. Marcas de sabonete mais famosas: Phebo e Alma de Flores. Liquidificador: Arno e Britânia. Creme Dental: Kolynos e Colgate. Lâmina de barbear: só lembro da Azul, da Gillette; caneta: Bic. inseticida: Detefon e Baygon, pente: Flamengo ou Condor; Desodorante: Avanço ou Contouré; Creme capilar: Trim; de barbear: Bozzano. Café: Afa ou Pilar; refrigerante: nesse caso havia várias opções: guaraná, coca-cola, fanta, crush, fratellivita. Ainda assim, dividiam-se em pretos e alaranjados. Antiácido: Alkaseltizer ou Sonrisal.
No pastoril, as cores azul e vermelho; partidos políticos Arena e MDB; A ditadura Militar, impunha: “Brasil: Ame-o ou deixe-o!” E em Santana do Ipanema? A dicotomia começava pelos dois maiores bairros: Monumento e Camoxinga; Dois times de futebol: Ipiranga e Ipanema; Escolas de samba: Juventude no Ritmo e Unidos do Monumento. Grupos Escolares: Padre Francisco Correia e Ormindo Barros (para o Ensino Fundamental); Ginásio Santana e Escola Estadual Mileno Ferreira (para o Ensino Médio), havia uma rivalidade nas apresentações de suas bandas Fanfarras. Sala de projeção: Cine Alvorada e Cine Wanger, Tênis Club e Sede dos Artistas; cervejas as mais preferidas: Brahma ou Antarctica. O paradoxo se estendia no trivial, no dia a dia: ficar em casa ou ir pra rua, dormir ou ficar acordado, amar ou odiar, rezar ou pecar, subir ou descer ladeira, ir pro céu ou pro inferno, nadar no Panema ou pescar no riacho do Bode. Amar a Deus, odiar o diabo; ouvir discos Lp, numa radiola, ou fita Cassete num gravador. Estudar ou vagabundar, música popular ou brega; dia ou noite, homem e mulher; casado ou solteiro, empregado ou patrão; cheio ou vazio; inverno e verão! Festa da juventude e de Senhora Santana. Perto ou longe? Positivo ou negativo? Dentro ou fora? Inteligente ou burro? Pobre ou rico. Sim ou Não?
Enfim, os que já jubilaram, viveram essa bipolaridade das coisas. Hoje, vivemos num mundo bem mais diversificado. Nem um pouco fácil, para os mais velhos, adaptar-se as novas realidades. No meu livro (não publicado ainda): “Poesia Não Enche Barriga; Enche o Coração!” tem uma poesia que abordo esse tema dos extremos: “OS OPOSTOS SE ATRAEM”. Brevemente eu a publicarei, recitando, no nosso blog: fabiosoarescampos.blogspot.com
E A VACINA CONTRA O NOVO CORONA VÍRUS? A CIRANDA DE NOMES DAS VACINAS:
OXFORD = É nome de cidade na Índia, nome de cidade do estado de Ohio nos EUA; nome de Universidade na Inglaterra. Reivindicam, em parceria, a eficácia desta vacina: Reino Unido e Índia; ASTRAZENECA = É um conglomerado farmacêutico Anglo-sueco; SINOVAC/CORONAVAC = SINOVACbiontec é uma farmacêutica. Já Coronavac é a vacina chinesa por ela produzida; MODERNA = Vacina Americana, cujo nome lembra uma Era da História Geral; SPUTINIK = Vacina russa, lembra foguete espacial da década de 60, já foi nome de banda musical no Brasil; significa, companheiro de viagem. BIONTEC = Dois laboratórios: um Americano o outro Alemão; CANSINO = É um laboratório chinês que lembra, por motivos óbvios, Las Vegas nos EUA; SINOPHARM = É a vacina produzida pelo CANSINO. Detalhe: Todos eles prometem eficácia girando entre 70 e 90%. Comentários maldosos dos concorrentes, dirão que não passa de 50% de eficácia!
E NÓS? O Instituto BUTANTAN está com a chinesa CORONAVAC; Já a FIOCRUZ está com a anglo-sueca: ASTRAZENECA. Qual você prefere?
EFICÁCIA X EFICIÊNCIA
EFICÁCIA é substantivo, que remete ao adjetivo: EFICAZ; eficaz é a capacidade de realizar um objetivo com sucesso. Por exemplo, um avião é eficaz quando consegue transportar pessoas, de um lugar para outro, através do ar; EFICIÊNCIA, se este avião consegue fazer o trajeto, em tempo hábil e com segurança, ele foi também EFICIENTE.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:
PÉROLAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2011, 10 ANOS ATRÁS
“Vila Velha, no começo era atrazada. Mas com o tempo foi sifilizando.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR: É, deve ter sido com a chegada das prostitutas.”
“Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas. E tiveram a ideia de eliminá-lo da face do céu.”
COMENTÁRIO: E você tem ideia de como eles fizeram isso?”
“A História se divide em quatro: Antiga, Média, Momentânea e Futura.
COMENTÁRIO: Acho que esqueceu “Em quadrinhos!”
“A capital da Argentina é Buenos Dias...
COMENTÁRIO: Isso se for dia. Buenas Noches! De noite”
“O bem star dos abtantes das cidades endepende do governo federal.
COMENTÁRIO: Escolha aí, se vai responder em português ou inglês, né?”
BODE GAIATO
Junin vê a carteira dum gringo cair na porta do hotel e:
-Moço caiu um negóço aí!
-Thanks Very Much!
-Oxente mãinha! O homi mandô eu fazê uma coisa feia!
-O quê?
-Tranque a véia e Mate!
SERTANEJO ASSIM QUE TOMA A VACINA:
-Posso comer Cuscuz?
-Sim...
-E tomar Uma?
Fabio Campos, 23 de Janeiro de 2021.
Comentários