No último final de semana[sábado 8 de setembro], eu e a turma de formandos do Curso de Zootecnia (1996), da Uneal – Campus 2(Universidade Estadual de Alagoas) nos reunimos novamente. Um feliz reencontro, nas dependências do Biu’s Bar, 22 anos depois. Fomos a primeira turma deste curso, daquela instituição. O evento foi registrado, e foi publicado, tanto aqui no portal Maltanet.com.br, quanto no Alagoasnanet.com.br. Aos quais ensejamos nossos agradecimentos em nome da turma.
Dentre a programação do reencontro, constava uma sessão de fotos em trajes de formatura. Para recordarmos aquele momento tão importante de nossas vidas. Daí veio-me a curiosidade de saber sobre o significado, dos nomes dos paramentos obrigatórios, neste tipo de solenidade. Eis o que descobrimos:
“As vestimentas: Na cerimônia de colação de grau [ou formatura] são trajes tradicionais usados pelos formandos: A “beca” preta, a faixa na cor do curso, e o “capelo” são itens obrigatórios. Enquanto que o anel de formatura se tornou um item opcional. Nos casos em que será usado, deve ser entregue pelo padrinho, escolhido pelo formando. Fonte: uma.blogspot.com”
“Origem da Beca: Começou a ser usada na magistratura francesa. Foram introduzidas no universo acadêmico no século XIII. Conhecido como “Veste Talar”. O termo deriva do Latim “Talus” que significa tornozelo ou calcanhar. Objetiva diferenciar quem o usa dos demais, simbolizando o mérito e a responsabilidade social. Fonte: lamounniercerimonial.com.br”
“Capelo” é uma palavra de origem italiana, derivando de “Capello = chapéu”. Chapéu usado por cardeais e arcebispos na igreja. “Barrete” é o chapéu com pingente usado pelos formandos após a outorga de grau. O pingente deve ser posicionado acima do ombro esquerdo. Fonte: Google.com.br”
Ainda sobre paramentos. Sou membro da Academia Santanense de Letras Ciências e Artes (ASLCA) ao qual nas reuniões solenes usamos pelerine. Descobri aqui na internet, que este adereço é feminino até no nome.
“Pelerine: substantivo feminino, manto de senhora que cobre as costas e o peito. Capa comprida e sem mangas que se põe sobre os ombros. Fonte: dicionarioonline.com.br”
Após a semana da pátria vi numa rede social, uma foto do meu amigo e confrade Marcelo Fausto em trajes de maçom, para o desfile cívico de 7 de setembro em Bom Conselho – Pernambuco. Veio-me a curiosidade de saber o significado daquele avental usado pelos maçons.
“Após a iniciação na maçonaria, o candidato é investido com o avental, que representa o trabalho. A origem dessa vestimenta se perde no tempo. Quase todo trabalhador no exercício da função usa avental. Fonte:
folhadolitoral.com.br/maconiaria-significado-do-avental”
Mas, de onde vem a origem da faixa presidencial? Fomos atrás e descobrimos. Está lá [melhor dizendo aqui], na enciclopédia virtual, wikipédia.org.br:
“No Brasil a faixa presidencial foi instituída através do Decreto nº 2.299 de 21 de dezembro de 1910, assinado pelo Presidente da República Hermes da Fonseca."
E não é que bateu-me outra curiosidade? Por que a faixa presidencial desce do ombro direito, enquanto que da camisa do time do Vasco da Gama vem do ombro esquerdo?
A wikipédia responde: “A camisa do Vasco tem a faixa diagonal para representar o caminho percorrido pelo navegador Vasco da Gama de Portugal até a Índia em 1498.”
Pra encerrar.
No discurso de formatura: Tem uns formandos que são de ouro. Se derreter dá o anel.
No watsapp: O Bolsonaro subiu 6 pontos? Alguém, por favor, dá uma facada no Vasco!
Fabio Campos, 15 de setembro de 2018. Breve no meu blog; Conto inédito: “Do Nada...”
Comentários