GUATANAMERA! GUAJIRA!

Fábio Campos

GUANTANAMERA! GUAJIRA! GUATANAMERA!Eis que está encerrando o primeiro mês do ano 2021. Celebremos pois a vida, com música. O título da crônica, é alusão à música cubana de mesmo título. Guantanamera é gentílico feminino para as pessoas nascidas em Guatánamo, na ilha de Cuba, província onde está localizada a famosa Penitenciária Americana “Guatánamo Bay”. A composição datada de 1963, foi gravada pela banda americana Sandpipers [Califórnia]. No Brasil, entre outros, pelos grupos musicais: “Tarancón” e “Raices de América”.

E “Guajira”, o que significa? “Guajira” é uma dança rural cubana. No dicionário da Língua Espanhola, significa pessoa que vive e trabalha no campo, ou que vem da área rural. Também significaria, homem de maneiras rústicas. O equivalente a “matuto” para nós aqui do sertão. Se a música fosse por essas bandas de cá ficaria mais ou menos assim: ALAGOANO! COCO DE RODA ALAGOANO!

Ultimamente tenho valorado mais, as tecnologias do século passado. Dentre estas, as de entretenimento na área áudio-visual. Adquiri, no final do ano passado, uma vitrola, que passou a ser, um dos meus hobby. Ganhei de presente, de dona Zilda Ferreira, vários discos de vinil que pertenciam ao saudoso amigo Alberto Laranjeiras, o popular “Benga”. Recentemente adquiri o Lp [Long Play] de 1987 de Demis Roussos “Greatest hits”. Na segunda faixa do lado “A” o cantor grego, falecido em 25 de janeiro de 2015, interpreta “Asa Branca”, composição brasileira da dupla: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Há na internet, uma longa história sobre a criação, interpretação e sucesso dessa música.

“There is a dry I can show you/ Far beyond the rainbow’s end/ Close your eye and/ I’ll surely guide you/ Stay close beside me/ Let me hold your hand.”

Olha só a tradução dos primeiros versos da música à cima: “Tem um seco que eu posso te mostrar/ Muito além do fim do arco-íris/Feche os olhos/ Com certeza vou te guiar/ Fique perto de mim/ Deixe-me segurar sua mão.”

Como se vê, a música pouco tem a ver, com as letra original. uma versão/adaptação da obra original, naturalmente com letra, estilo diferente. Manteve praticamente autêntico mesmo, o ritmo e o título: White Wings.

Tenho um neto, de um ano e meio chamado de Dominic. Outro dia, minha filha Juliana, mãe do bebê, cantarolava uma música antiga que dizia assim: “Dominique, nique-nique/ sempre alegre a cantar alguém que possa amar/ o seu príncipe encantado seu eterno namorado/que não cansa de esperar.” Daí, voltei no tempo. Lembrei que a versão original é música francesa, gravada no início da década de 60, pela freira Jeanine Deckers que esteve no topo das paradas de sucesso. A internet me informou que no Brasil a versão em português, foi gravada pela cantora Georgina Morozini, que adotou o nome artístico Giane. Há toda uma história trágica sobre a freira, que abandonou o convento para seguir a carreira de cantora. Na década de 80 cometeu o suicídio.

“Para bailar La-Bamba/ Para bailar La-Bamba/ Se necessita uma poca de gracia/Uma poca de gracia por mí por ti/Ay arriba Ay arriba/ Por ti seré, por tí seré/ Yo no soy marinero, soy capitan.”[Composição mexicana: Ritchie Valens, 1939]

Ao ver e ouvir recentemente a letra desta música, numa interpretação para o público infantil: “Bita e Os Animais: Rádio Bita.”. Quedei surpreso: Sempre achei que o início da canção era como se o intérprete tentasse imitar um instrumento musical, e cantarolasse assim: “Paralalalá Bamba!” Sempre cantei assim. E descubro 50 anos depois que trata-se de um ensinamento. Expressa uma dica, claramente. “Para se dançar “La Bamba” é preciso ter um pouco de graça!”

E, finalmente o que é IFA? INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO “É o ingrediente que provoca a respostas imunológica no organismo das pessoas para quando o corpo entrar em contato com o vírus o indivíduo não adoeça gravemente. Assim como a laranja está para o suco, a cevada para a cerveja e a uva para o vinho. Sem o IFA a injeção não passa de uma mistura de líquidos, que não servem de imunizante. Fonte: by Leandro Torres gauchaz.clicrsbs.com.br

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:

E LÁ ESTAVAM: SAUDOSO ZÉ FARIAS, E TONHO “BALEIA”
NO BAR DA PITÚ, DO MEU AMIGO MÁRIO PACÍFICO
-Zé, Bê?...
-Deu!
-O Conde?
-Deu!
-O povo do Su?
-Dão!
-Amá?
-Deu!
-Ronaldo de Resé?
-Dá!
-E você? Não dá por quê?

UMA CHARGE NO WATSAPP

-O QUE VOCÊS QUEREM?
-DISCUTIR SOBRE VACINA!
-E O QUE VOCÊS ENTENDEM DE VACINA?
-NADA!!!

JOÃO NA AULA DE INGLÊS
O colega taca uma bola de papel na cabeça do Joãozinho e:
-Head Shot! [tradução: Tiro na Cabeça!]
O peralta taca o livro na cara do colega, e:
-Facebook!

A PROFESSORA PEDE:
-Joãozinho formule uma frase com a palavra “Window”!
-OK!Eu estou “Window”!

Fabio Campos, 01 de Fevereiro de 2021.

Comentários