EITA E OS DERRADEIROS

Fábio Campos

A proximidade do final do ano traz-nos, um turbilhão de coisas. Um redemoinho de lembranças, de recordações que nos fazem retroceder no tempo. Imaginamos coisas. Existe cor, ou cores predominante por este tempo. Músicas próprias dessa época que afagam nosso espírito. Sentimentos invadem nosso coração, nos últimos dias do ano. Com seus eventos característicos, tudo isso, empurrou-nos alguns termos para decifrarmos.
“DERRADEIRO Adjetivo; o que é o último; que ocupa a posição final de uma série, sequência etc; o jogo derradeiro foi o mais equilibrado; usado como último recurso ou possibilidade, final; derradeira oportunidade; que em relação aos demais é o último sobrevivente; remanescente: o derradeiro parente do avô. Sem sucessão; sem correspondente igual em gênero ou espécie; abraço derradeiro; acabou com seu derradeiro dinheiro. Etimologia (origem da palavra “derradeiro”) do Latim: “derretrarius; de +retrarius.a.um. Fonte: dicio.com.br”
Quando pequeno, nas festividades alusivas a pátria, nós alunos das escolas públicas tínhamos o dever cívico de desfilar pelas ruas da cidade. Capitaneados por uma banda marcial ou fanfarra, os pelotões eram formados em filas indianas assimétricas. E em ordem decrescente, os mais altos na frente até o mais baixo no final da fila. O último pelotão era apelidado de “Reborreia”. Palavra que só agora fui à busca do significado.
“REBORREIA - Mulher feia, maltrapilha, fedorenta, ralé, favelada foveira. Fonte: dicionarioinformal.com.br”
“CONFRATERNIZAÇÃO É um substantivo feminino que significa o ato de confraternizar ou conviver fraternalmente com outros indivíduos. Uma confraternização é um convívio ou socialização, muitas vezes entre pessoas que tem sentimentos ou opiniões semelhantes. Esta palavra tem origem em Latim Medieval “Confraternitas”. O dia 1 de janeiro é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia da Confraternização Universal”. Em Inglês a palavra é traduzida para “Fraternization”. TIPOS DE CONFRATERNIZAÇÃO: Existe a “Confraternização de Natal, e de Ano Novo. Existe também a “Confraternização de Empresas” que tem como objetivo a criação de laços entre membros da mesma empresa. O que pode resultar em aumento da produtividade. Fonte: ciberduvidas.iscte-iul.pt”
DE ONDE VEM O “EITA”: Registrada no dicionário Houaiss como interjeição que exprime satisfação ou espanto, diante de alguma coisa. Essa é uma dita: “palavra expressiva” sem origem definida e caracterizada por sons curtos e sem significado. Também grafada como “ETA” sua utilização é muito comum no nordeste brasileiro. Fonte: livro “De Onde Vem as Palavras”; origem e curiosidade da Língua Portuguesa de Dionísio Silva e o Dialeto Caipira de Amadeu Amaral. Fonte: fanoticias.com.br”
ARENGAR: Brigar, arrumar confusão; ARRUDIAR: Dar a volta; FARRAPAR: Falhar, faltar a compromisso; ACOITAR: dar guarida, acobertar; CACUNDA (vem da palavra Corcunda) parte de cima das Costas; DISCABRIADO: Desconfiado; LEVAR UM CARÃO (OU UM GATO) Levar uma bronca de alguém; TÁ LASCADO: Estar Cheio de Problema; ISTRUIR: Desperdiçar, estragar; IAPOIS: E Então. Fonte: dicionariopopular.com.br
UM POUCO (MAS POUCO MESMO) DE HUMOR:
GAFES DE FIM DE ANO
“Obrigado meu Amigo Secreto, pela garrafa de vinho, pelas flores. Só não entendi a galinha e a farofa.”
“-O que Acha da brincadeira de Amigo Secreto?
-É Como Contar Estrelas?
-Coisa Infinita?
Não, Uma Perdida no Tempo.”

“O Senhor costuma ceder seu lugar dentro do ônibus?
-Nunca. Jamais.
-O senhor é bem grosso né?
-Não. Sou o motorista.”

“Posso te convidar pra sair?
-Mas é claro!
-Por favor! Saia.”

JOÃOZINHO não tirava os olhos dos pés da amiga de sua mãe.
A mulher encabulada pergunta:
-Oxente! O que tanto olhas nos meus pés?
-É que mamãe falou que você tinha “Pés de Galinha”!

Fabio Campos, 24 de Dezembro de 2021.
FELIZ NATAL PARA TODOS!

Comentários