DINHEIRO, SEXO E O DIABO [Parte 2]

Fábio Campos

Dando continuidade. Na crônica de hoje, vamos abordar a segunda palavra do título. A simples pronúncia da palavra “sexo”. Vai desencadear vários tipos de reações, curiosidade, interesse, indiferença, repulsa, ânimo. Vai depender da mente, de quem a escuta, ou a lê. Do cabedal de conhecimento, também das experiências acumuladas na memória do interlocutor. E claro, conta a empatia, o estado emocional, o humor dos envolvidos na decodificação da mensagem.

Lembrei duma piada difundida nas redes sociais que calha, como ilustração. Mais ou menos assim: “um turista árabe na recepção de um hotel, ao preencher a ficha de hóspede. Onde havia a pergunta “Sexo”? Ele respondeu: “Cinco vezes por semana.” “Masculino ou feminino?”: respondeu: “Qualquer um eu traço. Também camelo, camela, etc.”

Mas de onde vem mesmo o vocábulo sexo? “A palavra “Sexo” tem origem no Latim “SEXUS”, que significa estado de ser, macho ou fêmea. Alguns pesquisadores apontam que o verbete latino tenha também relação com “Secare”, que indica o ato de dividir ou cortar. Com base no fato da população ser dividida entre homens e mulheres. Fonte: origemdapalavra.com.br

Nas aulas de Biologia, que ministramos, em genética tem símbolos para designar o sexo masculino e o feminino. Daí, explico que vem da Mitologia Grega: um escudo com a lança de Zeus representa o sexo masculino. Vale para designar todos os indivíduos desse gênero independente do reino a que pertença. O indivíduo feminino é representado pelo espelho de Hera. Simbolizando a vaidade feminina.
E os nomes dos órgãos sexuais? Optamos pelo prisma científico, em detrimento dos nomes populares. Uma vez que nesta vertente vamos encontrar uma vasta gama de termos chulos.

Vagina do Latim, significa literalmente “bainha”, parte do aparelho reprodutor feminino que se estende do colo do útero à vulva. Pênis; pénis em Portugal; do Latim ‘penis’ significa literalmente “pincel”. O órgão sexual masculino, nos humanos é constituído de corpos cavernosos e esponjosos, glande [cabeça]; prepúcio pele que recobre e canal uretral, pelo qual são externadas, urina e esperma. Atua em duas funções básicas: reprodução e excreção. Fonte: wikipédia.org.br”

Interessante descobrir que lá na infância, o órgão sexual masculino tinha o apelido de “Pinta”. É no mínimo engraçado descobrir 50 anos depois que vem do Latim ‘Pincel’. Tudo a ver! A vagina literalmente ‘bainha’. Perfeitamente comparável a ‘vagem’ cuja função é abrigar a semente [reino vegetal] daí a semelhança entre: semente e sêmen.

Mudando de assunto. Sobre a música do paraibano Gabriel Diniz “Jenifer”[ O nome Dela é Jenifer]. Duas coisas chamou-nos atenção: 1) o trocadilho com a palavra “Conta” nos versos “Você não paga as minhas contas/ Já não é da sua Conta”

Então a palavra ‘Conta’ no primeiro verso refere-se a substantivo feminino, débito ou crédito originado pela aquisição de um bem ou serviço. Já no verso seguinte refere-se a apreço, estima, reputação.”

Já que iniciamos vejamos outros sinônimos da palavra “Conta” do site sinônimos.com.br 1) CÁLCULO= contagem, total, estimativa, cômputo, soma; 2) ATENÇÃO= conceito, importância 3) INFORMAÇÃO= notícia, participação, comunicação; 4) RESPONSABILIDADE= atribuição, encargo, competência, cuidado, consideração, incumbência; 5) FATURA= Crediário, nota, dívida, débito, despesa, gasto, prestação; 6) MIÇANGA= Almandrilha, vidrilho."

A outra curiosidade é: “Eu encontrei ela no Tinder” O que diabo é “Tinder”? Você sabe? Eu não sei. Vou descobrir agora.Vou pesquisar e volto.

Ah! É aplicativo de relacionamento, um espaço virtual [aqui na internet] de namoro. Quem me deu a informação foi, claro o Google.com.br.

Pra encerrar. Sobre sexo. Está comprovado, no idoso café quente reduz dois terços da capacidade sexual:

Se queima os dedos, um terço; se queima a língua dois terços.

Aí Joãozinho:
“-Pai, lâmpada tem gosto de que?
-Como assim?
-É que esta noite ouvi o senhor dizendo: Apaga a luz e chupa.”

“-Pai como eu nasci?
-Ah, filho foi uma sementinha implantada na barriga de sua mãe.
-E meu irmãozinho?
-Pois é...foi, uma experiência mágica.
-E minha prima?
-Foi, uma caçada na floresta.
-Pôxa! Mas ninguém faz Sexo normal nessa casa?”


Fabio Campos, 19 de Fevereiro de 2019.


Comentários