Após ampliação e reforma, Fórum de Major Izidoro é entregue à população

Geral

Por Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL

Prédio, que tem o nome do desembargador José Fernando Lima Souza, passou por melhorias e ganhou mais acessibilidade

A Comarca de Major Izidoro agora conta com um novo fórum, entregue à população nesta quarta-feira (8). O prédio passou por reforma e ampliação, ganhando mais acessibilidade.

Localizado no Centro da cidade, o fórum recebe o nome do desembargador José Fernando Lima Souza, pai do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho.

“Meu pai é filho da terra. Em 2002, estive aqui com ele, na inauguração do fórum, e agora tive a oportunidade de reformar e entregar o prédio em melhores condições”, afirmou Tourinho.

A homenagem, segundo o presidente, é motivo de alegria e orgulho para a família. Tourinho destacou ainda a importância do novo fórum para a população.

“O prédio oferece uma belíssima condição de trabalho. Quem ganha é a população de Major Izidoro e de Jaramataia”.

Melhorias

A reforma durou quatro meses e foi conduzida pela Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL. O investimento foi de R$ 2.173.063,39, provenientes do Fundo Especial de Modernização do Judiciário (Funjuris).

A fachada, a calçada e o estacionamento externo foram reestruturados. Foi feita ainda a recuperação e o nivelamento dos muros.

O estacionamento interno recebeu piso intertravado e demarcação de vagas para veículos, motos e bicicletas. Foi criado acesso para viatura policial e estacionamento para juiz, com instalação de portão de segurança isolando o acesso do público geral.

Em uma nova área, foi instalada a sala da Ordem dos Advogados (OAB/AL), banheiros para funcionários, arquivo e copa. A sala da assessoria também foi ampliada.

Os móveis danificados ou fora o padrão foram substituídos. “A questão da acessibilidade foi observada, com rampas, piso tátil e adaptação dos banheiros”, afirmou o engenheiro João Eudes Júnior, da Dinfra.

Paredes fissuradas foram recompostas e as esquadrias danificadas, substituídas. Outras mudanças envolveram a revisão das instalações elétricas e a modernização do Tribunal do Júri.

Para o juiz Danilo Vital, o novo fórum contribui com o trabalho dos servidores, melhorando a prestação jurisdicional na comarca.

“Quem bate nas portas desse fórum em busca de justiça encontra um ambiente climatizado, novo, reformado, ampliado, com acessibilidade, um estacionamento com muitas vagas, arborizado. Então, todo mundo sai ganhando”.

Familiares do desembargador José Fernando Lima Souza. Foto: Caio Loureiro

Homenagens

Luciana Omena, secretária especial da Presidência do TJAL, acompanhou a homenagem feita ao pai, José Fernando Lima Souza.

“Major Izidoro é a terra do meu saudoso pai. Carregamos muitas lembranças boas daqui. Ele sempre falou muito bem da cidade. Amava essa terra”, comentou.

Quem também foi homenageado foi o desembargador Gerson Omena Bezerra, que dá nome ao salão do júri.

A filha dele, juíza Silvana Lessa Omena, destacou a trajetória do pai. “Ele sempre tratou as partes com polidez e buscou prestar uma tutela judicial célere. Deixou um legado de retidão, honradez, justiça e amor ao Direito”.

Para o defensor público Fábio Ricardo Albuquerque de Lima, as homenagens são justas. “Eles deixaram uma marca indelével na história do Poder Judiciário de Alagoas”, disse.

O subprocurador recursal do Ministério Público (MPAL), Valter Acioly, também enalteceu a trajetória de José Fernando Lima Souza e Gerson Omena.

“São exemplos de idoneidade, esforço, estudo e humanidade”.

Participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha Filho, Otávio Praxedes e Márcio Roberto, os desembargadores aposentados José Carlos Malta e Bandeira Rios, o prefeito Theobaldo Cintra e o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, além de juízes, servidores e diretores do TJAL, vereadores e secretários municipais.

“O Tribunal promoveu uma grande reforma e ampliação, que traz mais conforto e qualidade de trabalho, beneficiando as pessoas que buscam os serviços da justiça”, destacou o prefeito Theobaldo Cintra.

Comentários