Água Branca é o primeiro município no alto sertão alagoano a sancionar lei que prevê o Registro do Patrimônio Vivo em âmbito municipal.
A Lei Nº 798 de 10 de julho de 2024, institui no município de Água Branca o Sistema Municipal de Cultura – SMC, que no Título IV institui o Registro do Patrimônio Vivo – RPV.
O RPV que vem sendo pleiteado pela FOCUARTE já chegou em 11 municípios do Estado, com a adesão de Água Branca, reconhecendo mestres e grupos da cultura popular e de outros segmentos artísticos.
O PL sancionado pelo prefeito, José Carlos de Carvalho, chega para fortalecer o dinâmico trabalho do secretário Heladjio Cardeal no reconhecimento dos mestres e grupos tradicionais. O município mantém em seu mapa cultural raras manifestações como o caso do Guerreiro Santa Joana, Dança de São Gonçalo, das Cirandeiras do Sertão e do artesanato presente na Serra das Viúvas.
O FOCUARTE, por meio de es sociais, envia os sinceros sentimentos de festa ao município, agradecendo pela sensibilidade do prefeito José Carlos e do secretário Heladio Cardeal.
Comentários