Corregedoria visita comarcas do Sertão e Agreste de Alagoas

Geral

Por Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL

Grandes encontros com magistrados e servidores fazem parte da meta da atual gestão, que tem como foco pedagógico o diálogo e a orientação

O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos de Araújo Lima Neto, dialogou com magistrados e servidores das comarcas do Sertão e Agreste, nesta quarta-feira (18), com o intuito de apresentar os avanços relativos à produção do primeiro grau de jurisdição, como também as medidas que foram/estão sendo implementadas pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL). Os encontros ocorreram nas cidades de Santana do Ipanema e Arapiraca.

“A atividade desenvolvida hoje faz parte da meta da gestão, de manter o diálogo próximo da magistratura e dos servidores do primeiro grau de jurisdição. Essas visitas realizadas no Agreste visam estreitar ainda mais esses laços, para que possamos prestar uma tutela jurisdicional eficaz e de qualidade”, ressaltou Domingos Neto.

Na oportunidade, os juízes auxiliares da CGJAL, Marcella Pontes e Phillippe Falcão, mostraram os painéis de acompanhamento da produtividade de todas as comarcas, que se constituem como meios de suporte, controle e gestão das unidades, assim como os manuais de orientação processual que estão disponíveis no Intrajus.

A Corregedoria também levou ao conhecimento dos magistrados e servidores a situação de cada unidade judiciária presente, com apresentação de 10 indicadores, e as cinco que tiveram os melhores desempenhos nas metas estaduais e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Corregedoria mostrou às comarcas visitadas que a produtividade do Judiciário no primeiro grau de jurisdição aumentou de forma significativa, como também o número de processos de conhecimento julgados. Nos processos paralisados há mais de 100 dias, por exemplo, houve uma redução de mais de 45%, de forma geral, desde o início da gestão.

Os magistrados da CGJAL também informaram aos juízes e servidores sobre a criação dos painéis de incidentes do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), cujos indicadores cobrados pelo CNJ se referem a incidentes vencidos e pendentes, que atualmente impactam na pontuação do Juízo Proativo.

Diálogo nas comarcas

O primeiro grande encontro ocorreu em Santana do Ipanema, no plenário da Câmara de Vereadores, com abrangência às comarcas de Delmiro Gouveia, Piranhas, Mata Grande, Água Branca, Batalha, Cacimbinhas, Maravilha, Major Izidoro, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera e Pão de Açúcar.

O segundo, em Arapiraca, com magistrados e servidores da Capital do Agreste, como também de Campo Alegre, Igaci, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana, Traipu, Feira Grande, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.

Comentários