Santana do Ipanema comemora Julho das Pretas com Roda de Conversa

Geral

Por José Malta Fontes Neto - jornalista MTE/AL 1740

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, promoveu na última terça-feira (30) uma roda de conversa comemorativa ao Julho das Pretas.

O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Santana do Ipanema e contou com a participação da prefeita Christiane Bulhões, da senadora Renilde Bulhões, secretárias municipais Maria Verônica de Araújo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, atualmente respondendo pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), Sibele Arroxelas (Saúde), Salete Machado (Educação) e Amanda Graça (Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos hídricos), que compuseram a mesa de honra que também contou com a presença de Cristóvia Vasconcelos (representante do Centro Espírita Santa Bárbara) e Josefa da Paz (secretária da Mulher do Sindicato Rural de Santana do Ipanema).

Após as formalidades de abertura aconteceu a roda de conversa contando com a participação de Cristóvia Vieira, Rozi Francelina (Policial Militar da 1° turma de Mulheres do estado de Alagoas), Suellen Ketellen (Pesquisadora, Produtora Cultural, integrante do Núcleo de Diversidade, Gênero e Sexualidade (NUGEDIS) do Ifal) e Nyara Lopes (Pesquisadora e militante das causas feministas, Militante LGBTQIA+).

Na oportunidade foram abordados os temas:
– Gestão de Políticas Públicas para Mulheres numa perspectiva de Interseccionalidade e
– Os desafios da Mulher Negra no Brasil.

Julho das Pretas, um momento de conscientização e celebração da cultura e da força das mulheres negras. Com alegria participei da roda de conversa na Câmara Municipal como parte desse movimento nacional que já está em sua 12ª edição, trazendo temas relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça. Recebemos as queridas e grandes mulheres Cristóvia Vieira, Rozi Francelina, Suellen Ketellen e Nyara Lopes para tratar da gestão das políticas públicas para mulheres e os desafios da mulher negra no Brasil. Juntas somos mais fortes e levaremos essa mensagem para todos os espaços da sociedade santanense

Christiane Bulhões - Prefeita

Julho das Pretas


25 de julho se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data celebra a líder que comandou o Quilombo de Quariterê, no século 18, e é o ponto alto do calendário do Julho das Pretas, ação de incidência política e coletiva com organizações e movimentos de mulheres negras.

Além disso, nesta data também é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Afro latino-americana e Caribenha, desde 1992.

Tereza de Benguela tornou-se um símbolo da insurgência negra no Brasil colonial e deixou um legado notável, único na história brasileira. Liderou mais de cem homens e mulheres, negros/as e indígenas, para a libertação.

Comentários