Durval Lelys, Mari Fernandez e Henry Freitas abrem os shows da 60ª Festa da Juventude

Festa da Juventude

Por Redação

Os shows da 60ª Festa da Juventude em Santana do Ipanema, a maior festa jovem do Estado de Alagoas foram abertos na última sexta-feira.

O Asa de Águia, Durval Lelys abriu as atrações da noite, seguida da Mari Fernandez e encerrando os shows o Henry Freitas.

Durval Lelys,

Durval Lelys, cujo nome verdadeiro é Durval Lelis Tavares, nasceu em Salvador, Bahia. Ele começou a se interessar pela música desde cedo. Dos 8 aos 13 anos de idade, estudou violão clássico com Gilberto Villas Boas, a quem chamava de tio.

O cantor, compositor e guitarrista baiano recebeu títulos de cidadão em Fernando de Noronha, Itacaré e Goiânia, por seu engajamento em projetos ecológicos. Ele tem uma forte ligação com a ilha de Fernando de Noronha e já escreveu músicas sobre ela. Em 1982, Durval começou sua carreira artística ao fundar a Banda Pinel, onde originalmente era guitarrista e, com a saída de Ricardo Chaves, se tornou vocalista. A banda começou com o gênero Rock'n Roll e depois se enveredou para o Axé Music. Em 1988 fundou a banda Asa de Águia junto com o amigo Marcelo Brasileiro. A banda foi uma das mais importantes bandas de axé e Durval ficou nela até 2014.

Durante sua carreira, Durval Lelys também foi responsável pela criação do famoso abadá, vestimenta que veio a substituir as velhas mortalhas, consideradas obsoletas e desconfortáveis. Durval e seu amigo Pedrinho da Rocha tiveram a ideia de criar um novo “uniforme” para a festa. Além de seu trabalho musical, Durval Lelys é conhecido por sua criatividade e teatralidade. Ele costuma desenvolver personagens teatrais que dá vida no palco. Ele é um grande artista do carnaval de Salvador e já apresentou personagens como Nero (girando a manivela), Conde Draculino (o Vampiro Comedor), Salvador Dalino (com seu pincel) e D. Durvalino I (o Rei da Rua). Seus shows apresentam muitos sucessos de sua carreira e músicas que abrangem vários estilos musicais.

Após muitos anos à frente do Asa de Águia, Durval conseguiu realizar seu grande sonho de possuir um estúdio próprio, batizado de Groove Studio. Desde o fim do Carnaval de 2014, Durval Lelys está à frente de um novo momento em sua carreira. Ele compôs as músicas “Ver O Que Restou” e “Vou Te Rebocar”, que remetem ao clima animado e contagiante do Axé Music e do Carnaval de Salvador. De acordo com o artista: “Este é um processo de continuidade de uma carreira sólida de 27 anos no Asa de Águia e mais oito anos no Bloco Pinel. Agora vou dar uma amplitude maior às músicas, levando aos meus fãs uma gama maior de opções. E pessoalmente eu terei maior liberdade de expressão na minha arte. Estou muito feliz!”. (Fonte: https://durvallelys.com.br/ acesso em 13/07/2024 às 15h10))

Mari Fernandez

Mariana Fernandes de Sousa (Alto Santo, 19 de fevereiro de 2001), mais conhecida pelo seu nome artístico Mari Fernandez é uma cantora, compositora, empresária e instrumentista brasileira. Tornou-se conhecida pelas canções "Não, Não Vou", que deu início a sua carreira, e pela música "Parada Louca", lançado em parceria com o cantor Marcynho Sensação.

Nascida em Alto Santo, ela começou a cantar aos sete anos, na escola e nas igrejas que frequentava, dando os primeiros indícios de seu interesse pela carreira musical. Aos dez, ganhou seu primeiro violão, e começou a aprender a tocar com a ajuda do padrasto. E aos quinze, compôs sua primeira canção.

Fernandez iniciou sua carreira em 2021, ao lançar o seu álbum "Piseiro Sofrência", entre elas se destacou a música "Não, Não Vou", que alcançou o primeiro lugar do Spotify Brasil. Entre 2021 e 2024, lançou canções como "Comunicação Falhou", "Eu Gosto Assim" e "Seu Brilho Sumiu", entre outras, com parcerias como Nattan, Gustavo Mioto, Israel & Rodolffo e Maiara & Maraisa. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mari_Fernandez acesso em 13/07/2024 às 15h10))

Henry Freitas

Nascido em Recife, Pernambuco, Henry Freitas desde cedo demonstrou uma paixão pela música. Criado no interior da Paraíba, ele passou por várias bandas regionais, ganhando experiência e desenvolvendo seu talento.

Em 2017, no Rio Grande do Norte, Henry iniciou sua carreira profissional com um projeto que leva seu nome. Este foi um momento decisivo, marcando sua entrada notável no mercado fonográfico.

Henry é reconhecido por sua habilidade em cativar o público com sua arte de cantar. Ele se apresenta com um repertório que inclui hits contagiantes e canções autorais, destacando-se músicas como “Me Bloqueia”, “Mantenha Distância” e “Me Evita Mais”.

Conhecido por seu carisma e presença de palco, Henry desafia seu público com a frase “Você consegue ficar parado?”, que se tornou sua marca registrada. Sua abordagem leve e humilde ao se apresentar tem sido uma chave para seu sucesso. (Fonte: https://vidaeobra.de/henry-freitas/ acesso em 13/07/2024 às 15h10)

Comentários