Saúde - O Prontuário Afetivo é uma ação do Programa Melhor em Casa, mantido pela Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. É uma ação desenvolvida pelo Núcleo Municipal de Humanização da SMS, desde outubro de 2021, e tem como finalidade acolher, valorizar e ofertar um atendimento mais humanizado para os pacientes, por meio de uma coleta de informações, não apenas visando a clínica, mas, de uma forma como todo, gostos e desejos de cada indivíduo e assim tentar realizá-los.
Essa ação quebra aquela relação fria e técnica, e torna um tratamento digno e humanizado para o paciente e seus familiares que também são acolhidos.
A última ação aconteceu no dia 27 de dezembro de 2023. O paciente Juvenal Viana tinha o desejo de conhecer a represa Isnaldo Bulhões. A equipe realizou esse desejo e o levou. Lá, foi feito um passeio de barco, piquenique, pesca e foi saboreado um peixe assado a beira da represa.
Prontuário Afetivo, um programa de humanização da SMS Santana do Ipanema
Especiais de DomingoPor Redação com SMS Santana do Ipanema 21/01/2024 - 17h 50min Acervo Programa Melhor em Casa - Prontuário Afetivo
Desde a implantação foram realizados junto aos pacientes sete prontuários afetivos. Confira a seguir
A primeira ação foi com a paciente Yasmim Victória, ela tinha um sonho de conhecer o quartel do corpo de bombeiros, a viatura ATB e o helicóptero Falcão 04.A segunda ação foi com a paciente Jhenife Nailly, ela sempre amou maquiagem, então foi elaborado no dia do seu aniversário a ação, com uma das coisas que ela mais gosta de fazer, se maquiar.
Sanderley Cordeiro teve um acidente automobilístico e sofreu fratura de fêmur, costela e traumatismo craniano, ficou sem deambular por um longo período. Seu maior desejo era voltar a pilotar sua moto.
Ailton Correia, mais conhecido como Junior Bombom, paciente diabético, tinha restrições com a alimentação devido a sua glicose, o mesmo gostava muito de festa e de comida. Então foi preparado para ele um momento especial, com música, e um lanche especial, que foi avaliado pela nutricionista.
Maria de Fátima, adoras bonecas, a equipe junto da paciente produziu uma boneca de tecido.
Erinaldo de Jesus, um paciente paraplégico há mais de 20 anos, e tinha muito o desejo que era passear na feira para poder sentir-se com mais liberdade.
Durante as visitas e de maneira muito sutil, a equipe sempre busca informações sobre o que eles gostam de fazer, de comer, enfim, suas preferências. E a partir dessas prioridades é sempre pensado e organizado o prontuário afetivo com os pacientes, que são acolhidos de uma maneira humanizada.
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