Colunistas: COISAS QUE SÓ NA MINHA CIDADE TEM.

Literatura

Por Fábio Soares Campos

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/ Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/ Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. Fernando Pessoa [1888-1935]." Recorro ao poeta lusitano, logo assim no início da nossa crônica semanal, pra enaltecer o tema de hoje: As coisas que, por mais que a gente viaje mundo à fora, só vamos encontrar na nossa terra natal.

Tudo começou por uma matéria que vimos aqui nas redes sociais que citava: “Dez Coisas que Até Podemos Encontrar Em Outros Locais, porém que seriam, Exclusividades do Brasil: 1 – FEIJÃO COM ARROZ, E FEIJOADA; 2- CHUVEIRO ELÉTRICO; 3- AUTENTICAÇÃO DE XEROX; 4- A PALAVRA SAUDADE; 5- AXÉ, PAGODE, SERTANEJO; 6- TOMADA ELÉTRICA DE TRÊS PINOS; 7- DESCARTE DE PAPEL HIGIÊNICO EM LIXEIROS; 8- BRIGADEIRO; 9- CAIPIRINHA; 10- COXINHA E PÃO DE QUEIJO. Fonte: mundocurioso.com.br”

Pegando gancho nessa deixa, regionalizamos o tema. Santana do Ipanema, cidade encravada no médio sertão alagoano, de clima semi-árido; com cerca de 200 metros de altitude, cuja vegetação nativa predominante é a caatinga. Eu diria que minha terra natal tem de exclusivamente sua:(...)

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários