Educação encerra participação na Sinpete com 8 escolas premiadas

Educação

Por Ana Paula Lins/Ascom Seduc

Premiação das escolas ocorreu em cerimônia no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Escolas de Santana do Ipanema e Olho d´Água das Flores estão entre as premiadas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerrou sua participação na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) com a premiação de oito escolas estaduais de ensino fundamental e médio que apresentaram suas pesquisas durante os cinco dias do evento nos polos Maceió, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. A premiação das escolas ocorreu na última sexta-feira (20) em cerimônia no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Presente à cerimônia, a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, elogiou a iniciativa, que aproximou escolas e universidade por meio da pesquisa, mostrando ao público presente os projetos de iniciação científica existentes nas unidades de ensino.


“Momentos como este são importantíssimos, pois sabemos que a pesquisa e a ciência são essenciais em nossas vidas, algo que ficou ainda mais evidente durante a pandemia. E quando incentivamos a iniciação científica na escola, ajudamos também a melhorar o ensino aprendizagem e a combater o abandono escolar”, afirmou Sueleide.

A coordenadora da Sinpete, professora Vera Pontes, da Ufal, destacou a amplitude do evento e a sua evolução no período de um ano.

“A Sinpete é hoje o maior evento alagoano de divulgação científica no âmbito da Educação Básica. O projeto, que, em 2022, atuou com 5 municípios alagoanos, deu um salto geográfico exponencial, em 2023. Além da capital, o evento ocorreu, simultaneamente, em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi. O Concurso de Ideias Inovadoras foi um dos destaques, com estudantes das redes públicas e particulares, junto com seus professores orientadores, apresentando mais de 70 projetos inovadores e sustentáveis”, enumerou.


Um novo mundo

Treze projetos de oito escolas estaduais foram premiados no Concurso de Ações Inovadoras da Sinpete.

Uma das instituições premiadas foi a Escola Estadual Princesa Isabel, a qual conquistou o 1º lugar na Categoria Ensino Médio PCD com o projeto “Rede Intech” e 2º e 3º lugares na Categoria Ensino Médio Ampla Concorrência do Polo Maceió com os projetos “Quem canta Encanta” e “Apricity Smart”.

Orientador dos trabalhos, o professor Rafael Holanda lembrou que os mesmos surgiram a partir de atividades das disciplinas eletivas do ensino integral e disse que a sensação é de “dever cumprido”.


“Em nossa escola gostamos muito de trabalhar com inovação, ciência e tecnologia e esse é resultado de muito foco e dedicação de nossos estudantes”, declarou.

Premiado pelo projeto Rede Intech, o estudante Mateus Feijó estava duplamente feliz: no mesmo dia, havia conquistado também o primeiro lugar no Concurso de Redação da Esmal em sua escola. “Vim de uma escola particular e, quando cheguei ao ensino integral da Princesa Isabel, descobri um novo mundo e passei a participar de vários projetos interessantes, dentre eles a Sinpete. Sou muito grato por todas estas conquistas”, revelou Mateus, aluno da 1a série do ensino médio.


Sustentabilidade

Vencedora da Categoria Ensino Médio Ampla Concorrência no Polo Maceió com o projeto de produção de bioconservantes produzidos a partir das cascas da mandioca, a Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão foi duplamente premiada com pesquisas com viés sustentável e social: além do projeto do bioconservante, a pesquisa do ecofloor – produção de cerâmicas artesanais a partir das cascas do sururu – ficou em terceiro lugar nesta mesma categoria.

“Participar de um evento como a Sinpete, que abre as portas da universidade para as escolas, é gratificante, uma experiência ímpar em todos os sentidos. Nossos alunos adquirem conhecimento importante para a sua formação, passam a ter mais desenvoltura em apresentações ao vivo e trocam experiências com outros estudantes. Não tenho dúvida que, daqui, brotarão frutos maravilhosos”, pontuou a professora orientadora dos dois projetos, Tatiane Omena.

Premiada com o projeto do bioconservante, a estudante Débora Guedes não escondeu a alegria pela conquista. “É uma sensação inexplicável conquistar o primeiro lugar em meio a tantos projetos de alto nível . Sou muito grata à professora Tatiane, aos meus colegas, a toda a escola”, resumiu a adolescente.

A diretora-adjunta da escola, Márcia Malafaia, ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos seus estudantes. “ Somos uma escola integrada com a demanda da modernidade, que é a pesquisa. É gratificante participar deste movimento de pesquisa, de ciência, que busca a construção de uma sociedade transformada por meio da educação”, frisou.

Inovação também não faltou ao projeto vencedor da Categoria Ensino Médio no Polo Palmeira dos Índios, o tijolo ecológico produzido a partir de garrafas pet da Escola Estadual de Areia Branca, de Santana do Ipanema. “Essa premiação mostra que nossos estudantes podem ir ainda mais longe”, enfatizou o professor orientador Daniel Barbosa.

Edição 2024

Terminada a edição 2023 da Sinpete, a Ufal já se organiza para realização da próxima edição do evento em 2024.
“A Sinpete não termina quando o evento em si acaba, ao contrário. É a partir daí que os projetos inovadores das escolas se desenvolvem, por meio da orientação, formação e acompanhamento de pesquisadores da Ufal. O nosso próximo objetivo é a produção e a publicação de textos que integrarão a 2° edição da coleção “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável”, que, pela amplitude e diversidade dos projetos, deverão resultar em, pelo menos, uma coleção de cada etapa de ensino”, adiantou Vera.

Promovido pela Ufal e tendo na Seduc uma de suas principais parceiras, a Sinpete ocorreu simultaneamente em cinco polos expondo a pesquisa realizada na Educação Básica e Ensino Superior de Alagoas e sendo uma das atrações da programação de Alagoas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além de levar 63 trabalhos para o evento - 31 no Concurso de Ações Inovadoras e 32 propostas de exposições de pôsteres, palestras, minicursos e oficinas -, a Seduc também apresentou os projetos desenvolvidos na rede estadual em seu stand.

Premiados

Confira abaixo a lista dos projetos da rede estadual premiados no Concurso de Ações Inovadoras da Sinpete:
Polo Maceió
Categoria Ensino Médio PCD
Rede Intech – Escola Estadual Princesa Isabel – Maceió
 
Categoria Ensino Médio Ampla Concorrência
1º lugar
“Bioconservante Produzido a partir da Casca da Mandioca (Manihot Esculenta Crantz) e da
Batata (Solanum Tuberosum) para o uso em Frutas (Pós-Colheita)” - Escola Estadual Professor
Theotônio Vilela Brandão - Maceió
 
2º lugar
“Quem Canta Encanta” - Escola Estadual Princesa Isabel -Maceió
“Turismo Conectado: Aplicativo de Atualização Colaborativa de Pontos Turísticos com Google Maps” - Escola Estadual Professor Loureiro - Murici
 
3º lugar
“Engenharia Mecânica de Coleta D’água de Aparelhos Condicionadores de Ar para Irrigação da
Horta Escolar” - Escola Estadual Professor Loureiro, Murici
“ApricitySmart” - Escola Estadual Princesa Isabel - Maceió
“Ecofloor – Produção de Piso Cerâmico a partir da Casca do Sururu (Mytella Falcata)”-Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão- Maceió
 
Polo Palmeira dos Índios
 
Categoria Ensino Fundamental
 
2º lugar
“Raio do Sol” - Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas Assis -Santana do Ipanema
 
Categoria Ensino Médio
 
1º lugar
“Tijolo Ecológico de Polímero Pet: uma Inovação na Construção Civil e na Preservação
do Meio Ambiente” - Escola Estadual de Areia Branca, Santana do Ipanema
 
2º lugar
“Da Sala ao Prato: Semeando Educação, Colhendo Alimentação” - Escola Estadual José
Victorino da Rocha - Palmeira dos Índios
 
3º lugar
“Locolomover: Cadeira de Locomoção para Pacientes com Limitações Física e Motoras” – Escola Estadual Padre Antônio Francisco Correia – Santana do Ipanema
 
Polo Delmiro Gouveia
 
Categoria Ensino Médio
 
1º lugar
“Produção de Biopolímeros com a utilização de cascas de tubérculos provenientes da merenda
escolar: uma alternativa sustentável” - Escola Estadual Ângelo de Abreu – Olho d’Água das
 
2º lugar
“Implementação do Clube de Ciências e Sustentabilidade como ferramenta de Autonomia e
Alfabetização Científica de estudantes da Educação Básica na Escola Estadual Ângelo de Abreu” – Escola Estadual Ângelo Abreu – Olho d´Água das Flores

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