Colunistas: DEUS: FONTE DE FELICIDADE, DE PAZ, DE VIDA, DE PLENITUDE

Literatura

Por Pe. José Neto de França

“Triste daquele, cuja felicidade depende dos acontecimentos exteriores. Coitado daquele que coloca a sua paz nas coisas de fora, porque nunca estará em paz. Ainda que consiga tudo não terá paz, porque tem medo de perdê-la; e um dia vai perder mesmo porque tudo passa. A paz verdadeira, a vida verdadeira, a plenitude verdadeira a gente só encontra em Jesus Nosso Senhor...” (Dom Henrique Soares da Costa)

Assistindo um fragmento de um vídeo coletado nas redes sociais, chamou-me a atenção as palavras de Dom Henrique, que aqui transcrevi. Um homem de Deus dotado de uma magna inteligência e sabedoria; de um conhecimento fantástico conseguia prender a atenção de pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais.

Nessa sua fala, ele abordou um tema que tenho insistido muito em meus aconselhamentos, pregações, palestras e escritos: Não encontramos a verdadeira paz no mundo temporal, mas somente em Jesus Cristo!

Mas, por que a paz verdadeira não pode ser encontrada no mundo?

O mundo é um constante “devir”. Tudo está em movimento, tudo passa, nada permanece.

Por exemplo, para uma pessoa que tenha 80 anos, isso é, tenha vivido, pois já não os tem, a não ser os que lhes resta no seu período temporal, muitos dos seus valores da primeira década de vida perderam o sentido, deixaram de ser valores interessantes ou, simplesmente foram abandonados. Assim como lugares, pessoas, amizades... Hoje pode até ter como valoroso algo que tenha condenado no passado. Sua personalidade, por mais conservadora que seja, lapidada, bem ou mal, não é mais a mesma, sem deixar de ser ela mesma (tem um nome e uma história própria, apesar de estar inserida na história universal). Por mais que essa pessoa busque, encontre, conquiste, trilhe caminhos... para ela, nada nessa vida é eterno. O que pertence ao mundo é do mundo, não dela.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários