Colunistas: LIDERANÇA LEONÍSTICA

Literatura

Por Djalma de Melo Carvalho

Aceitei o convite e participei do curso intensivo chamado Instituto Regional de Liderança Leonística (IRLL), promovido por Lions Clubes Internacional, realizado no Recife no período de 23 a 26 de março de 2023.
Referido Instituto foi criado para preparar associados leões para cargos de liderança em níveis diversos em clubes existentes no Brasil e no mundo.
Os líderes participantes recebem, a cargo de instrutores, treinamento e orientação de como melhor servir a seus clubes e, por extensão, às comunidades onde atua o Lions.
No Recife, o Instituto contou com 30 inscritos vindos de estados do Norte e Nordeste, sob os cuidados e orientação dos instrutores Carlos Martins (Pifão), Antônio Nogueira, Humberto Pontes e Elaine Castelo Branco. Acompanhado estive de Rosineide, minha esposa, que também participou do evento. Ao final, todos, orgulhosos, receberam certificado de participação e conclusão do referido Instituto, fotografados em pose coletiva.
Antes do encerramento dos trabalhos, cada participante recebeu, como tarefa, pronunciar discurso de cinco minutos, sobre tema livre, cujo desempenho foi avaliado por um dos instrutores do evento.
Assim, foi feito.
De minha parte, escolhi tema ligado a clubes de serviço, em forma de crônica, rememorando fato histórico passado em Santana do Ipanema nas décadas de 1950 e 1960.
Ei-lo, pronunciado logo depois da saudação introdutória, com algumas alterações/e ou correções:

“Receio que minha fala, em lugar de discurso formal, possa ser entendida como crônica, como relembrança, como reminiscência, como saudade.
Para mim, saudade, relembrança e reminiscência são coisas boas.
Então, vamos praticá-las.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários