Blogs: Há Sempre um Nome de Mulher - Judite Rocha de Oliveira (1911-1993)

Literatura

Por João Neto Félix Mendes - www.apensocomgrifo.com.br

Judite Gonçalves Rocha, filha do Coronel Manoel Rodrigues da Rocha (1857-1920) e de dona Maria Isabel Gonçalves Rocha – dona Sinhá, (1876-1966) nasceu em Santana de Ipanema, no dia 21.02.1911.

"Ainda na infância foi estudar em Aracaju, matriculada pelo pai no Colégio Nossa Senhora Santana, dirigido pela professora Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, permanecendo no regime de internato durante cinco anos."

Por falta de registros, não foi possível obter informações precisas sobre sua formação educacional. Provavelmente, elementar, secundária e docência, visto que era seu desejo dedicar-se ao magistério.

"Casou, em 23.06.1937, com o santanense Benedito Alves de Oliveira(1906-1997), filho de uma família de agricultores de algodão. Até os dez anos ele viveu e trabalhou em uma fazenda do município. Posteriormente, mudou-se para Aracaju para prosseguir os estudos do preparatório, ficando no Grêmio Escolar do Dr. Evangelino Faro, instituição da qual se tornou proprietário. Trabalhou para se manter no antigo Colégio “Tobias Barreto”.

Tentou seguir o curso superior na Escola de Odontologia de Sergipe, mas a instituição teve uma breve existência no Estado - o curso superior foi criado na gestão de Graccho Cardoso. Foi à Bahia continuar seus estudos na Faculdade de Odontologia daquele Estado, entretanto, sua formação foi interrompida, mais tarde, por dificuldades financeiras.

No entanto, o jovem alagoano sempre lutou por seus ideais. Contou com o apoio de José Augusto da Rocha Lima (professor e inspetor do ensino em Aracaju). Benedito de Oliveira ocupou cargos de auxiliar de direção do Colégio "Tobias Barreto", depois diretor do Grupo Escolar "General Valadão", destacando-se como um dos melhores diretores do Estado, por demonstrar sua capacidade administrativa ao dirigir esta escola por 32 anos. "Acumulando experiência e tendo um ciclo de amizades, detendo um grande capital social e cultural, o que lhe favoreceu uma posição de destaque na sociedade aracajuana e prestígio na iniciativa escolar".

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários