Colunistas: O CAPTCHA humano

Literatura

Por Luciene Amaral da Silva

Nosso sistema pensa que você pode ser um robô!
Sentimos muito por isso, mas está ficando cada vez mais difícil dizer a diferença entre humanos e bots nos dias de hoje. Por favor, complete o captcha abaixo para provar que você é humano e vá para a página que você está tentando acessar. Digite novamente o código CAPTCHA da imagem. Alterar o código CAPTCHA. Fale o código CAPTCHA"

Tentei abrir um site hoje e apareceu essa mensagem. Logo, comecei a refletir sobre isso e fiquei intrigada pela reflexão que a tecnologia está fazendo de nós.

Será que estamos fazendo tanta coisa que viramos robôs? A frase diz "nosso sistema pensa que você é um robô", primeiro vamos por parte: parece que está havendo inversão de papel neste cenário. Quem pensa agora é o sistema (nosso sistema pensa), então a ação de pensar exclusivamente do ser humano agora está sendo compartilhada pelo sistema. Então se o sistema pensa, será por isso que nós somos os robôs?

Na segunda parte desta mesma afirmação parece que o sistema descobriu aquilo que nós estamos ainda refletindo: sim, somos robôs. E como não percebemos ainda que estamos no modo automático não conseguimos ver que somos essa máquina e se invertermos os papéis e colocamos peso demais em pouca força podemos encontrar algo que sinalize a explicação do porquê as pessoas estão adoecendo tanto.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários