A semana que passou foi muito corrida, para todos nós. Em especial os que precisaram ir às urnas, votar. Tive que viajar e não consegui postar a minha crônica da semana passada. Hoje o faço em dose dupla. Este final de semana, um pouco mais calmo está bem a nossa cara de feliz, pelo dia do nordestino. E fui eu, ao longo do caminhar, esbarrar em dois termos bem nordestinos.
INRRANHA. Em toda família, em todo grupo de pessoas, sempre encontraremos uma figura folclórica, aquela que enfeita a vida, e que faz toda a diferença. Na escola estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, onde trabalho, temos algumas dessas personagens. Uma delas é nosso querido Heluciano do Cavaquinho, que figura! No desempenho da função de auxiliar de serviços diversos, esta semana precisou dizer a este cronista seu amigo, que um dos disjuntores de energia elétrica apresentava defeito ao ser acionado, e usou o termo ao qual jamais eu tivera contato, ou ouvido alguém falar. Daí fomos ao Google.
“INRRANHA [Português] vem de INHANHA [Espanhol]: Individuo imbecil; parvo. Variação de “inhanho”, “inhengo”. Etimologia (origem da palavra) do Latim: “ingenuu”. Fonte: dicio.com.br”
Como podemos ver, parece não haver semelhança alguma entre o uso do termo para a referência atribuída. Somente com muita boa vontade poderíamos relacioná-los, se não ao defeito elétrico, ao menos ao momento político que vivemos.
CAPIRÔTO. Este outro, bem mais familiar, a gente vai encontrar bolando de boca em boca, mormente nas rodas de discussão política. Atribuindo-se ao complexo mundo político, um viés mítico e místico.
“Capirôto, gíria comum no Brasil que significa o mesmo que demônio, diabo e satanás. Dependendo do contexto também pode ser usada para referir-se a alguém muito feio, ou extremamente bagunceiro e desobediente. Acredita-se que a origem da gíria “capirôto” seja derivada da palavra “capirote”, termo espanhol usado para referir a um pequeno capuz pontiagudo. Principais sinônimos: capeta, belzebu, tinhoso, cabelo de morcego. Fonte: significados.com.br
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: INRRANHA E CAPIRÔTO [HOJE, são Duas em Uma]
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 09/10/2022 - 21h 43min Acervo do autor
Comentários