UFAL realiza solenidade de abertura das Atividades Acadêmicas e Administrativas do novo prédio da Unidade Santana do Ipanema

Educação

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL - 1740

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Sertão, realizou na última quarta-feira (27), a solenidade de abertura das Atividades Acadêmicas e Administrativas do novo prédio da Unidade Santana do Ipanema.

A solenidade contou com a presença do representante do Magnífico Reitor Josealdo Tonholo, prof. Dr. Amaury Barros pró-reitor de graduação, professor Dr. Agnaldo José dos Santos - Diretor-Geral do Campus Sertão, professor Dr. Arnaldo Tenório da Cunha – diretor-geral do Campus Arapiraca, professor Dr. Thiago Trindade Matias – Diretor Acadêmico do Campus Sertão, professor Msc. Hérmani Magalhães Oliveira do Carmo – Coordenador Geral da Unidade Santana do Ipanema, professora Andréa Cristhina Brandão Teixeira Representante dos técnicos, professor Hélio Felipe representando os docentes do curso de Ciências Contábeis, professor Fabrício Rios, representando os docentes do curso Ciências Econômicas, Claudemir Pereira representante dos discentes do curso de Ciências Econômicas, Josimário Júnior, representante dos discentes do curso de Ciências Contábeis, vice-prefeito Yuri Pinto e Silva que representou a prefeita Christiane Bulhões, prof. Dr. Gilberto da Cruz Gouveia Neto, diretor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus Santana do Ipanema, que compuseram a mesa diretiva.

Apoós a formação da mesa aconteceu a execução do Hino de Alagoas e a apresentação cultural a cargo do Grupo Quinta Instrumental, formado por alunos do Campus Sertão – Sede, sob a regência do servidor/técnico Marcel Garrido.

Em momento contínuo aconteceu as falas institucionais e todos os integrantes da frente de honra usaram da palavra, todos destacando a importância do momento, que marcou o início das Atividades Acadêmicas e Administrativas da unidade.

Os oradores destacaram a luta dos discentes para que esse momento acontecesse.

A professora Andréa Cristhina homenageou os professores que passaram pela unidade.

O professor Hermani destacou a importância da família e a realização de um sonho que ora se concretiza. Homenageou a Vó Roberta e o empresário Bartolomeu Barros, presentes na solenidade.

O prof. dr. Agnaldo – diretor-geral do Campus Sertão destacou na sua fala que tem muita coisa para fazer ainda, mas que esse momento é ímpar. Ele está concluindo seu mandato de 09 anos a frente da instituição.

O professor Dr. Amaury Barros, pró-reitor de graduação e na solenidade representante do Magnífico Reitor Josealdo Tonholo finalizou os pronunciamento fazendo uma saudação a todos da frente de honra, homenageou também a Vó Roberta e o empresário Bartolomeu Barros, apresentou informações importantes, destacou a luta dos discentes e disse que tenham paciência que a todos os esforços estão sendo viabilizados para o atendimento dos pleitos deles.

HISTÓRICO DO CAMPUS E UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Inaugurado no dia 15 de março de 2010, o Campus do Sertão já conta com aproximadamente 1.899 alunos. Sua sede, localizada na cidade de Delmiro Gouveia, oferece seis cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Letras, Pedagogia, História e Geografia. A Unidade de Ensino, localizada em Santana do Ipanema, oferece outros dois cursos, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

O Campus conta com 89 servidores, dentre eles 77 professores, e 34 técnicos- administrativos, além dos profissionais contratados que prestam serviço à Universidade.

A presença da UFAL no Sertão alagoano trouxe melhores perspectivas para formação acadêmica da região, principalmente para os jovens que concluem o ensino médio e que não tem condições de estudar em outros locais. A Universidade também fomenta o desenvolvimento socioeconômico local, pois atua, além do ensino, na pesquisa e na extensão.

A Unidade Educacional de Santana do Ipanema integra o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, desde 05 de Agosto de 2010, oferecendo os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A presença da UFAL no interior alagoano veio oportunizar à população interiorana, o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Hoje é possível um estudante optar por um curso, dentre um variado número, e frequentar uma universidade, algo que antes era quase impossível, devido não ter condições de se deslocar ou mesmo morar na capital Maceió.

Comentários