Juceal e Sedetur fortalecem parceria em prol do desenvolvimento econômico estadual

Geral

Por Hotton Machado - ASCOM - JUCEAL

Tempo médio para registro empresarial e atração de novos negócios foram pontos tratados em reunião promovida nesta quarta (20)

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) fortaleceram, nesta quarta-feira (20), os trabalhos focados no ambiente de negócios a fim de garantir uma continuidade na evolução do registro de empresas em Alagoas.

Esse objetivo foi tratado em reunião plenária ordinária da Juceal, que acontece de forma mensal, e teve um novo ambiente para realização: a sede da Sedetur, situada no bairro Jaraguá.

Citando o encontro como uma forma de prestigiar o trabalho conjunto promovido pelas entidades nos últimos sete anos, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Luiz Gomes, destacou as ações da Juceal a fim de garantir a instalação de novos negócios em Alagoas.

“Acompanho há muito tempo a Junta Comercial e eu não posso deixar de agradecer pelo trabalho que vocês fazem em prol do desenvolvimento econômico do estado. Nessa jornada nossa de tentar atrair geração de emprego e renda para o estado, temos uma Junta Comercial de referência nacional, o que não é de hoje, e isso está dentro do nosso discurso de atração de novas empresas. Somos um estado pequeno, meio abusado e ousado, e essas empresas de fora se surpreendem quando chegam aqui e vêem a celeridade da Junta Comercial para promover o registro. Isso permite que a empresa tenha um tempo muito rápido na aprovação dos incentivos”, evidenciou.

Nessa terça-feira (19), a Juceal divulgou que Alagoas possui um tempo médio em 2022 de um dia e duas horas para registro de negócios, o que foi ressaltado pelo presidente da Junta Comercial, Carlos Araújo.

Para o presidente, esse dado traz a evolução da Juceal durante os últimos anos, onde muitos serviços foram automatizados, o que permite, por exemplo, a abertura ou a baixa de um negócio de forma automática. O gestor ressaltou que a automatização da consulta prévia de localização em Maceió e a implantação do serviço Balcão Único também influenciaram positivamente nesse tempo.

Durante o encontro, ainda foram expostos os dados relacionados ao registro de empresas ligadas ao turismo. No levantamento feito pela Junta Comercial, foi observado um crescimento em alguns setores mesmo em época de pandemia, como a abertura de hotéis, que contaram com 74 inscrições em 2019 e 102 em 2021, e a abertura de restaurantes, que contaram com 822 inscrições em 2019 e 1.425 em 2021.

Tratando de forma mais específica sobre situações relacionadas ao registro empresarial, na reunião também foi citada a integração com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) - que está em processo adiantado -, o registro de livros digitais em branco - que terão consulta ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) - e a criação de novos modelos de contrato, com destaque para a minuta focada na sociedade limitada unipessoal - que serão analisados e posteriormente aprovados pelos vogais.

A reunião plenária é um encontro formado pelo colégio de vogais da Juceal, que é composto por representantes de dez entidades, e tem como intuito estabelecer as funções deliberativas do vocalato. O encontro desta quarta aconteceu na sede da Sedetur por a Junta Comercial ser ligada administrativamente à secretaria.

Comentários