Ifal Santana do Ipanema recebe primeiro Espaço 4.0 do Sertão Alagoano

Educação

Por Redação com por Jhonathan Pino

Laboratório irá atender a mais de 20 municípios da região

Foi inaugurado na última sexta-feira (04), no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus Santana do Ipanema o ESPACO 4.0, um laboratório de produção criativa, onde os jovens usam ferramentas, impressora 3D e computadores para produzirem protótipos e soluções para problemas listados pela indústria e pela comunidade.

Esse equipamento é em forma de contêiner e está instalado no acesso da sede do IFAL, localizado na Av. Governador Geraldo Bulhões Barros – AL-130.


O estudante de Agropecuária, Adeildo Vieira, representou a categoria discente do Campus Santana do Ipanema, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na inauguração do Espaço 4.0 da unidade, nesta sexta-feira (4). Morador de Olho D’água das Flores, ele é um dos monitores selecionados para atuar no laboratório que irá levar a capacitação de jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região, para atuarem na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia.

“Desde pequeno tenho esse interesse em tecnologia e meu interesse acadêmico para a faculdade é Ciência da Computação e Física. Todo esse direcionamento me colocou aqui na seleção para atuar no Espaço 4.0. Essa experiência vai ser muito importante: primeiro, porque aqui no Sertão de Alagoas não há local onde eu possa desenvolver atividades com impressoras 3D, com robótica e com outros cursos ofertados aqui. Então, vai ser uma experiência excelente para que eu possa entrar na faculdade com um direcionamento e experiência prática na área”, comentou o aluno.

Ele faz parte de uma equipe de seis monitores que atuarão junto com outros docentes na capacitação de quase 200 jovens, apenas no primeiro ano do laboratório, onde serão desenvolvidos cursos como Desenho 2D e Impressão 3D, Internet das Coisas, Robótica Educacional, Desenvolvimento de Aplicativos Android, Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução à Programação Web.

À frente do projeto no Ifal estão um trio de docentes, Joannes Emmanuel, Cassiano Henrique e Renata Pereira, que fazem a preparação de alunos e professores na familiarização com as tecnologias como impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet das coisas, de robótica educacional e drones adquiridos com o laboratório.

“Estamos entregando a quarta unidade do Espaço 4.0, que é esse laboratório maker, em formato de contêiner customizado, onde nós temos diversos equipamentos, ferramentas para realizar capacitações práticas para pessoas da comunidade externa ao Ifal, primeiramente. Então nós vamos atender a 192 pessoas de 15 a 29 anos da região”, relatou Renata Pereira.


O diretor do Campus, Gilberto Neto, ressaltou que serão beneficiados ao menos os 22 municípios atendidos pela unidade.

“Para Santana do Ipanema e região é um ganho enorme, porque jovens poderão fazer cursos e serem capacitados na área de inovação e tecnologia. O Espaço 4.0 irá ofertar 10 cursos, com duração de 20h a 40h. Dos seis espaços do Ifal, um foi implantado em Santana do Ipanema, justamente porque o campus atende uma grande quantidade de cidades aqui na região”, comentou.
Parceria entre o Ifal e demais poderes públicos


A solenidade de inauguração reforçou a parceria entre o Ifal e representantes do poder público de Alagoas. Na cerimônia, além dos gestores da instituição, como o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, e o diretor do Campus, Gilberto Neto, estiveram presentes o secretário de Educação do município de Santana do Ipanema, Junior Genuíno e o senador Rodrigo Cunha, responsável pela destinação de cerca de R$1,5 milhão em emendas parlamentares para os seis laboratórios.


“Que luta que foi trazer o Espaço 4.0 para o Sertão. O senador falava que deveríamos ter um laboratório em cada ponto do estado e aqui estamos. A inauguração é a celebração desse trabalho, mas também é o chamamento dos parceiros para a responsabilidade de desenvolvimento de tecnologia e de pessoas neste estado”, pontuou Eunice.

Rodrigo Cunha disse acreditar no trabalho do Ifal. Ele pontuou que é ao trazer para o estado o que há de mais avançado de tecnologia, em uso em outras instituições de ensino de ponta, que o Ifal irá promover a capacitação de jovens para ocuparem o mercado de trabalho.

 “Peço a todos que continuem com essa energia de acreditar que a educação é a transformação de Alagoas. O Ifal é a instituição que chega para transformar a vida das pessoas”, reforçou o parlamentar.

Em resposta ao senador, Gilberto Neto lembrou que o campus já tem uma tradição reconhecida na área de inovação.

“Já tivemos vários eventos produzidos na área de tecnologia aqui, apresentando softwares e fomos algumas vezes premiados entre os melhores do Brasil, dentro desse ambiente de inovação, ciência e tecnologia. São esses alunos que levam o nome do Ifal para fora e isso é fruto de um trabalho em conjunto com as pró-reitorias e com parceiros como o Sebrae e a prefeitura do município de Santana, pontuou o diretor da unidade.

Ainda este mês de março serão entregues os laboratórios de São Miguel dos Campos, no dia 21, e Arapiraca, no dia 25. Os seis iniciam suas atividades no mês de abril. 

Espaço 4.0

O ESPACO 4.0 é um laboratório de produção criativa, inspirado nos FabLabs do MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde os jovens usam ferramentas, impressora 3D e computadores para produzirem protótipos e soluções para problemas listados pela indústria e pela comunidade.

O seu objetivo é a capacitação profissional seguindo a tendência mundial, em que as habilidades desenvolvidas nestes espaços adéquem os jovens em destaque para o mercado de trabalho e inspirem a atividade empreendedora.

Destina-se a promoção de ambiente criativo de inovação com a instalação de contêineres equipados com modernos recursos tecnológicos, tais como: computadores, impressoras 3D, drones, painéis solares, kits de robótica, kits de internet das coisas, para que sejam desenvolvidos cursos e treinamentos com ênfase nas tecnologias habilitadores da indústria 4.0.

Serão ofertados os cursos de: Desenho 20 (40h),Desenho e Impressão 3D (40h), Introdução a Programação Web (20h), Desenvolvimento de aplicativo Android (20h), Montagem e manutenção de computadores Desktop (40h), Montagem e manutenção de computadores Notebook (40h), Instalação e configuração de redes de computadores (40h), Eletrônica Básica (40h), Internet das Coisas (40h) e Robótica Educacional (40h).

Tem como resultados esperados, fornecer inclusão digital aos jovens de 15 a 29 anos, capacitando-os para o mercado de trabalho em ascensão, além de aumentar a qualidade de vida da comunidad local, incentivar a prática empreendedora e a produtividade, e fomentara integração do ensino com o setor privado. A previsão é de capacitar aproximadamente 200 estudantes por ano em cada Espaço 4.0.

Visitação do Laboratório
Após a solenidade no auditório, as autoridades foram até o laboratório, onde aconteceu o corte da fita inaugural e visitação as instalações.

Registramos a presença do empresário Bartolomeu Barros que viu de perto a demonstração da utilização dos equipamentos.

Comentários