Entendemos por ciganos um grupo de pessoas que são nômades, divididos em clãs que perambulavam pela Europa. ... Também são conhecidos como “Romi” e ao longo da história Ocidental foram marginalizados por conta do seu modo de vida, considerado incompatível com a sociedade europeia.
Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje não totalmente esclarecidas. Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom.
Os ciganos no Brasil, conhecidos também como boêmios e quicos (em Minas Gerais e São Paulo), provém, principalmente, dos grupos Calé Ibérico, Ciganos portugueses e Ciganos espanhóis, também conhecidos como Gitanos. Este é o segundo maior contingente cigano no mundo, logo após os Estados Unidos.
Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.
(Texto original a seguir)
Em 1929 chegou a Santana um cigano dos mais enfeitados que já vi. O bando era grande, mas ele se destacava perfeitamente entre seus pares. Chamava-se Damião e seu cavalo espelhava de tanta argola ou estrela de metal. Cheio de bolotas, o coxim branco da sela encobria aquilo que todo mundo sabia não se apartar de Damião: uma boa pistola.
Clique Aqui e veja a crônica completa
Blogs: Praga de cigano, de Oscar Silva
LiteraturaPor João Neto Félix Mendes - https://www.apensocomgrifo.com 17/01/2022 - 18h 01min Acervo João Neto Félix Mendes/Darras Noya

Comentários