Na última quinta-feira (02), o Instituto Federal de Educação de Alagoas - IFAL, campus Santana do Ipanema, foi premiado com medalha de ouro na categoria Educação Profissional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.
A conquista se deu através do Projeto de Ensino "Minha Vida é um Negócio" implantado pelo Curso Técnico Integrado em Administração. O projeto é desenvolvido pelos professores: Anna Sofia, Madiã Fernandes, Fátima Lira, Bruno Silvestre e Gustavo Paiva, sob orientação do professor Jacques Fernandes.
Foi criado durante a pandemia, no Ensino Remoto, como alternativa para capacitar, qualificar e fomentar as capacidades empreendedoras dos estudantes, em parceria com o Projeto De Vida, daí a origem do nome que batiza a iniciativa: " Minha Vida é um Negócio".
Na proposta, os estudantes são convidados a se autoconhecer e identificar suas potencialidades e fragilidades. Em seguida, são orientados para a construção de um Projeto de Vida que contemple o desenho de sua carreira e trajetória profissional desejada. Na sequência, os estudantes são divididos em equipes que formam “Empresas Simuladas”. Nesta simulação, eles colocam em prática as 30 características empreendedoras, e as empresas simuladas vão evoluindo conforme a dedicação e qualidade dos trabalhos.
A proposta acaba ajudando no despertar empresarial, e orienta diretamente os estudantes que já são maiores de idade à implantação e formalização da sua empresa. Vários talentos já forma revelados pelo projeto, que também colaborou com as famílias dos estudantes que perderam o emprego, e a renda, por conta da pandemia.
"Tudo surgiu inicialmente pelo número de desistências no Ensino Remoto, diz estudantes que estavam tendo que trabalhar no horário da aula para ajudar as famílias. Fomos atrás de uma alternativa para isso, e daí em diante tudo surgiu" comentou o Professor Jacques, que comemora o fato do projeto ter, também, ajudado a centenas de estudantes carentes a se manterem firmes durante o Ensino Remoto.
Com esta premiação, o IFAL Campus Santana do Ipanema passa a ser bicampeão nesta premiação, na categoria Educação Profissional.


Comentários