Hand spinner: Você Pertence a esta geração? Por Fábio Campos

Cultura

Por Fábio Soares Campos

Resolvi pesquisar sobre a moda do momento. Um brinquedinho de mão chamado de ?Hand spinner? que dizem ser terapêutico. Daí descobri outras coisas bem interessantes.

Se lançarmos um olhar pro passado, vamos ver que não é de hoje que estes inventos de mão, para descontrair o povo são criados. No passado tínhamos outros bem mais inteligentes, a geração ?brilhantina? mesmo da década de 50 e 60 em voga existiam: Os io-iôs; duas bolinhas que batiam uma na outra etc. Na década de setenta inventaram uns quadradinhos com mosaicos para formar palavras e ordenar números ou figuras; pega-varetas etc. A geração ?Coca-Cola? anos 80, 90 viu surgir o ?Cubo Mágico?. A alguns anos virou febre o ?Torre Copos?. Com direito a campeonato, no programa do Luciano Hulk (Rede Globo). Mas e em que geração estamos? Tem vários sites que falam de três: ?X?, ?Y? e ?Z?.

?A Geração Z, é constituída por pessoas que nasceram entre os primeiros anos da década de 90 até 2010 (fim da primeira década do século XXI). São os que nasceram durante o advento da internet e do crescimento das novas tecnologias digitais (smartphones, videogames computadores).Também conhecida por ?Gen Z? ?Generation Plural? ou ?Centennial. São pessoas que não conseguem imaginar e viver num mundo onde todas as coisas estejam conectadas num ambiente online. Críticos, exigentes, autodidatas e não gostam de seguir hierarquia, ou acham desnecessário na maioria dos casos. Nativos digitais; constantemente conectados a internet; cidadãos do mundo; possuem forte responsabilidade social e ambiental; tem necessidade de interação e exposição de suas opiniões no ambiente online; acostumados em ter respostas e informações rapidamente; muitos ansiosos pois estão acostumados com processos rápidos; com os avanços das novas tecnologias da comunicação e com a absolência das coisas. Sua área de interesse profissional são aquelas relacionadas com as Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Como estão sempre buscando novas experiências e crescimento profissional faz com que nunca fiquem ?presos? numa mesma empresa.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários