Colunistas: Travessuras de Zé Malta

Cultura

Por Djalma de Melo Carvalho

Pessoa travessa é pessoa astuciosa, engraçada, espirituosa. Tratando-se de criança, então, acrescentar-se-á o qualificativo traquinas.
Disse Simone De Beauvoir, escritora e filósofa francesa: ?O que é um adulto? Uma criança de idade.? O mesmo raciocínio teve Nelson Rodrigues: ?Adulto não existe. O homem é o menino perene.?
O saudoso José de Albuquerque Malta, o Zé Malta, por exemplo, teria recebido todos esses qualificativos no curso de sua alegre existência, de criança a adulto.
Venho lendo, há algum tempo, e-mails a mim endereçados pelo conterrâneo João Tertuliano, que reside fora de Alagoas. Melhor dizendo: venho tentando ler e interpretar seus cifrados ou enigmáticos textos escritos em estilo exótico, ora com sílabas em caixa-alta e apóstrofos, ora em tamanho normal. Desse modo, seus textos, acompanhados de rico acervo iconográfico, vêm contando, em gotas, a história de Santana do Ipanema, sua terra natal. Reminiscências, certamente encontradas no fundo do baú de seus familiares. Indicou-me, há pouco, o nome de Zé Malta, personagem de várias crônicas que escrevi, sugerindo-me nova empreitada literária.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários