Secretário Luiz Carlos participa de reunião do CONDRI

Agricultura

Por Juca Souza/Ascom SEMAGRI

Almejando cada vez mais desenvolver a agricultura em nossa região o Secretário Luiz Carlos tem buscado parcerias junto a entidades governamentais e não governamentais. Compreendendo que somente a partir do trabalho e da busca é que se consegue mudar a realidade do semiárido o Secretário não tem medido esforços no intuito de garantir a inserção do homem do campo nos programas federais. Assim, ele foi convidado para uma reunião no CONDRI ? Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema.

Lá na entidade estavam os Secretários de Agricultura dos municípios consorciados, todos foram recepcionados pelo Secretário Executivo o senhor Edilson Ramos. O objetivo foi discutir e planejar os Projetos que serão executados no ano de 2014.

O senhor Edilson abriu a reunião falando do trabalho desenvolvido pelo CONDRI:

? Hoje, um dos principais projetos que vem sendo desenvolvido pelo CONDRI, é o projeto de Construção de Cisternas de Placas. Assim, CONDRI trabalha com 03 projetos denominados 1ª, 2ª e 3ª água, que a princípio foi implantado em apenas 10 municípios, mas em virtude do grande sucesso na execução destes projetos municípios de toda a região agora buscam fazer parte do consórcio, sendo que esta adesão garante a conquista dos benefícios.

Em seguida o Senhor Edilson pediu aos Secretários que conseguiu junto às bases políticas ministeriais em Brasília o repasse de verba para que fosse feita limpeza em barragens de médio porte, e que em virtude disso os secretários dos municípios consorciados deveriam realizar um estudo das principais barragens que atendem às exigências impostas. O prazo final para a entrega desse levantamento é segunda-feira (23/12).
Outro assunto discutido foi sobre a aquisição de dois novos carros frigoríficos, para que assim houvesse maior mobilidade no lido da carne. Com relação ao abate e o transporte de carne o Secretário Luiz Carlos foi taxativo:

? Temos tido muitos problemas com relação ao abate, pois está ficando inviável continuar como estamos. Todos vocês sabem das dificuldades, dentro dos municípios. Hoje se paga muito caro para abater em outros municípios. Nós estamos lutando para que o novo abatedouro de Santana seja implantado.
Nesse momento o Secretário executivo do CONDRI pediu a palavra e completou:

? Inclusive estive reunido como o Luiz Carlos e ele deu uma ótima ideia. Pelo que conversamos, os municípios consorciados entrariam como parceiros deste abatedouro. Em alguns casos, o preço do abate cairia mais de 75%.

O Senhor Watson ? Setor de Convênios da Prefeitura ? complementou dizendo:

? O Abatedouro de Santana está 85% concluído! Hoje, poucas são as questões que faltam, dentre elas a mobilidade burocrática. A questão ambiental de destinação de rejeito é outro ponto, mas caso haja esta parceria entre os municípios a conclusão será quase que imediata.

Os Secretários ouviram tudo atentamente, opinaram, questionaram e ficaram de na próxima reunião (que já ficou agendada para a primeira quinta de janeiro de 2014) trazer um parecer inicial desta conversa.

O Secretário executivo terminou a reunião com uma excelente noticia. Ele disse que cada Secretaria de Agricultura associada terá a possibilidade de receber 2 computadores; 5 motocicletas Bros, 2 carros, sendo que um aberto e outro fechado, além de 2 computadores.

Pontos discutidos

Projetos 1ª, 2ª e 3º água (construção de Cisternas);
Levantamento das barragens de médio porte existente nos municípios necessitando de limpeza;
Conclusão do Abatedouro
Carros Frigoríficos;
Municipalização da Agricultura.

Comentários