Abertura e conservação de estradas e açudes devem ser prioridade no uso dos equipamentos
Os municípios alagoanos devem receber, ao todo, 424 máquinas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para ?uso social?, conforme documento assinado pelas prefeituras. A informação foi confirmada pelo delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, que participou de reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), nesta terça-feira (21), em Maceió.
Segundo ele, as máquinas devem ser utilizadas, prioritariamente, para abertura e conservação de estradas e açudes. Até agora, o MDA já repassou 130 máquinas para municípios de até 50 mil habitantes ou que estejam em situação de emergência por conta da seca. ?No dia 12 de junho, serão entregues mais 32 máquinas, totalizando 162?, frisou Coutinho.
?Dessa forma, os agricultores vão poder comercializar sua produção, fazer com que o alimento chegue à mesa de quem vive nas cidades. Com estradas melhores, a safra de grãos e forragens que será obtida a partir do plantio das sementes distribuídas pelo Estado será transportada com mais facilidade. A abertura e a limpeza de açudes também são essenciais para o pequeno produtor rural?, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que coordenou a reunião.
?Estamos repassando a maior quantidade de sementes já entregue pelo Estado por meio do Programa de Sementes e esperamos, com as chuvas atuais, repor algumas perdas provocadas pela estiagem e garantir uma boa produção para a agricultura familiar. Para isso, estradas em boas condições são fundamentais?, reforçou o secretário.
Segundo dados do MDA, os municípios alagoanos estão recebendo 95 retroescavadeiras, 95 motoniveladoras, 95 caçambas, 95 pás-carregadeiras e 44 caminhões-pipa. Para cada máquina, é necessário que haja dois condutores capacitados para operá-la. Outra recomendação do MDA é quanto à manutenção do veículo, que deve estar em dia para evitar problemas.
Municípios vão receber 424 máquinas para atender zona rural
Geralpor Diego Barros - Ascom/Seagri 22/05/2013 - 08h 13min Arquivo/Secom

Secretário José Marinho falou sobre importância das máquinas para agricultores
Comentários