O pessoal ligado ao turismo inventou um insano argumento: turistas vêm à Maceió durante o período de carnaval porque não existe carnaval.
Dessa maneira nossa maior manifestação cultural popular, direito do povo brasileiro, foi enterrada pelos coveiros de nossa cultura. Ridícula, perniciosa essa mentira.
Devemos tratar o turista com fidalguia, com hospitalidade, entretanto, acabar com a tradição carnavalesca de Maceió por uma história inventada a troco de quê? Dói no coração perceber o povão passivamente sem reclamar, sem reivindicar o direito à alegria.
Quero saber quem está ganhando com essa história. Ano passado visitei quatro hotéis na orla, conversei com mais de 15 turistas, nenhum sequer confirmou ter escolhido Maceió por não haver carnaval, vieram atraídos pela beleza das praias. Ao meio dia de domingo os restaurantes e barracas estavam às baratas. Às cinco da tarde um ambulante da praia desabafou o arrecadado não deu para pagar o gelo.
Para os coveiros do carnaval, Maceió se resume na orla, o resto que se lixe. O povo está perdendo a alegria, a auto-estima, a sua identidade, aumentando a violência. Maceió está se tornando um HAVAITI, Havaí a orla, Haiti a periferia.
Nessa quarta-feira saiu na Gazeta, o secretário de cultura Vinicius Palmeira mostrando o projeto de ressurreição do carnaval na cidade, com dois pólos, um na Praça Moleque Namorador, Vergel do Lago, outro na Praça de Eventos na orla, além do desfile das Escolas de Samba no sábado na Pajuçara.
O pólo previsto no Benedito Bentes não haverá a pedido do vereador e ?Prefeito Comunitário?, Salviano. Duas perguntas, o povo do Tabuleiro concorda com a proibição do carnaval? E que figura é essa de ?Prefeito Comunitário?? Está em que legislação? Quero me candidatar a Prefeito Comunitário da Jatiúca!
Ainda tímido o projeto, espero que cresça e se consolide dentro de três anos, que Maceió volte a sorrir e cantar durante a alegria fugaz que se chama carnaval.
Enquanto isso na vizinha e bela Marechal Deodoro, o Prefeito Cristiano Matheus programou um dos melhores carnavais das Alagoas.
Nos quatro dias desfile de blocos nos bairros e povoados. Cerca de 60 blocos de frevo farão a festa nos Pólos: Massagueira, Barra Nova, Santa Rita, praia do Francês (os turistas adoram).
No Centro Histórico além de blocos uma orquestra fixa animará a população na belíssima orla lagunar. Na quarta-feira de cinza o tradicional Bloco dos Garçons encerra o carnaval pela noite adentro.
Ano passado o Prefeito criou o Bloco Carnavalesco Ninho do Pinto, uma homenagem ao Bloco Pinto da Madrugada, e à cidade de Marechal, berço da música e de carnaval.
Em 2013 haverá a ?Abertura do Carnaval?, com a seguinte programação: dia 27 de Janeiro-domingo: 8:00 horas da manhã concentração da população, blocos, escola de samba na Orla Lagunar (Centro Histórico de Marechal). 8:00 horas concentração de barcos, escunas, jetskys, lanchas, canoas, na Massagueira no Cais do Pavãozinho. Às 9:00 horas saída da comitiva de barcos pela lagoa acompanhando o Pinto, o Ninho, orquestra de frevo, passistas, até o Centro Histórico. No desembarque haverá o batismo do estandarte do Ninho pelo padrinho Pinto da Madrugada.
O Prefeito Cristiano Matheus entregará a chave da cidade ao Rei Momo, em seguida ao som de orquestras de frevo, blocos carnavalescos, Escola de Samba Gaviões da Pajuçara com suas mulatas, iniciará o desfile pelas ruas estreitas, bucólicas ladeiras entre Igrejas do Centro Histórico.
Serão distribuídos prêmios para embarcações mais animadas, mais bem decoradas, e fantasias infantis. Toda Alagoas e turistas estão convidados para esse belo carnaval. Donos de lanchas, barcos podem se dirigir à Massagueira. Carnaval é direito do cidadão, carnaval é coisa séria.
Na sexta-feira dia 25 de janeiro haverá a 14ª Festa do Pôr-do-sol no Largo do Acarajé do Alagoinha (Orla da Ponta Verde) a partir das 17 horas. Durante a Festa haverá a entregue do 8º Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana. Lista dos vencedores no blog: www.carlitolimablog.blogspot.com
Comentários