Livros Lampião em Alagoas e Negros em Santana serão lançados neste sábado(19)

Cultura

por José Malta Neto

A literatura e a história de Santana do Ipanema ficam mais enriquecidas a partir deste sábado quando os escritores Clerisvaldo B. Chagas, Marcello Fausto e Pedro Pacífico V. Neto lançam as obras LAMPIÃO EM ALAGOAS e NEGROS EM SANTANA.

A noite de autógrafos acontecerá nesta sábado (19) com inicio às 19h30min no salão principal do Tênis Club Santanense.

A festa cultural também marca os 60 anos de Fundação do Tênis Club Santanense.

AS OBRAS:

Lampião em Alagoas (Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto)
, nas sua 466 páginas apresenta uma fantástica viagem com uma cronologia incrível pelas ações do Rei do Cangaço no estado de Alagoas. O Deputado Inácio de Loyola, grande pesquisador sobre o cangaço assim diz sobre oi livro: ? Lampião em Alagoas, de Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto retoma as buscas para compreender os mistérios que envolvem o período lampiônico, suas vítimas, seus algozes, escritores e concepções distintas, trata-se de uma viagem ao sertão na década de 30, tendo como pano de fundo o estado de Alagoas, parte do trapézio de atuação do líder do cangaço, e no sertão alagoano o poliedro envolvendo a cidade de Santana do Ipanema, Piranhas, Águia Branca e Mata Grande (Paulo Afonso). Os meandros percorridos em busca de desatar os nós que intrigam a vida desse personagem forte, da sua vida de almocreve a rei do cangaço, permitem uma boa jornada literária, uma contribuição à história do nosso povo.?

Negros em Santana - Pequeno ngrande livro sobre a presença do elemento negro no município de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, desde os prinmórdios da sua história (1771). Elaborado a seis mãos, ?Negros em Santana? vai enriquecer de conhecimentos, estudantes, pesquisadores, povo em geral e as bibliotecas do Brasil, das Alagoas e, particularmente, do município em foco. É mais um trabalho sociolçógico, geográfico e histórico do insigne romancista, historiador, cronista e poeta Clerisvaldo B. Chagas, ?Escritor Simbolo de Santana do Ipanema?, desta vez em parceria com os estreantes literários, professores e pesquisadores Marcello Fausto e Pedro Pacífico V. Neto. Do quilombo dos Palmares à fonte do Olho d´ÁGUA DO Amaro: Um diamante para o leitor.

Comentários