Wanderley, aos 45, dá a vitória ao CRB: 2 x 1 sobre o ASA

Esportes

por www.tudonahora.com.br

Galo quebra tabu de quase 5 anos e 16 jogos e leva vantagem do empate para a finalíssima de sábado em Arapiraca

Jogando pela primeira grande decisão do Campeonato Alagoano, o CRB derrotou o ASA por 2 x 1, na noite desta quarta-feira (9), no Estádio Rei Pelé. O duelo teve transmissão ao vivo da TV Pajuçara, Rádios Pajuçara FM e Tudo na Hora.

No primeiro tempo a partida começou equilibrada, mas com as duas equipes cometendo muitas faltas. Foi em cobrança de bola parada que o CRB abriu o placar, com Geovani, aos 12 minutos. Quando chegava ao ataque, o alvinegro parava na defesa do adversário, que estava bem postada taticamente. O Galo chegou a ficar ligeiramente superior, e ofereceu lances de perigo. Bloqueado, o Fantasma não conseguia assustar.

Na etapa final os dois times atacavam com bastante velocidade, mas não conseguiam chutar com tanta qualidade. O equilíbrio voltou a prevalecer, e as equipes alternavam a forma de tentar o gol. O alvinegro chegou ao gol de empate aos 22 minutos, com o artilheiro Lúcio Maranhão. O ASA tentava pressionar, e o CRB, aparentemente cansado, passou a jogar de contra-ataque, mas com pouca criatividade. Quando o alvinegro perdeu Lúcio Maranhão, expulso no final do jogo, o time se recuou e o Galo foi para cima, e desempatou aos 45 minutos, com Wanderley.

Com o resultado de 2 x 1, o Galo só vai precisar de um empate para ser campeão, na partida da volta, sábado, em Arapiraca. O Galo também quebrou o tabu de 16 jogos, pouco mais de cinco anos, sem derrotar o alvinegro. O vencedor nos dois confrontos vai se sagrar campeão alagoano 2012. O Galo busca seu 26º título e o Fantasma sua 8ª conquista do Estadual.

1º tempo

O ASA começou pressionando a saída de bola do CRB, que procurava chegar ao ataque trocando passes pelo meio campo.

O primeiro chute aconteceu aos 5 minutos, quando Valdivia experimentou de longe para o alvinegro. A bola foi fraca e para fora.

A partida seguiu brigada no meio campo, com os dois times cometendo muitas faltas, assim parando o jogo constantemente.

É GOL! O Galo abriu o placar com um belo gol de falta. Geovani cobrou de longe, a bola bateu na trave, no goleiro do ASA e entrou. CRB 1 x 0, aos 12 minutos. Clique aqui e veja o gol.

Aos 15 minutos o Galo chegou com perigo. Geovani recebeu pelo meio e chutou de fora da área, mas mandou para fora.

O ASA tentava reagir principalmente em jogadas aéreas, mas esbarrava na defensiva do adversário e errava muitos passes no ataque. Bem distribuído taticamente, o CRB passava a ficar ligeiramente melhor na partida.

Aos 24 minutos, Audálio recebeu na grande área e tentou chutar por cima de Cristiano. A bola passou com perigo e foi para fora.

O Galo por pouco não ampliou aos 30 minutos. Em cruzamento de Geovani, Rodrigo Dantas cabeceou e Jonatas fez uma grande defesa. No rebote Wanderley chutou prensado e a zaga cortou. Na sobra ele tentou de novo e a defensiva do ASA espanou a bola.

Melhor no jogo, o CRB tentou aos 37 minutos. Em jogada individual, Everton Luiz chutou de fora da área, mas para fora. A resposta do ASA aconteceu dois minutos depois. A bola sobrou para Jorginho, que chutou de longe, por cima da meta.

Administrando e marcando bem o adversário, o Galo controlava o jogo e não deixava o Fantasma atacar. Nos minutos finais, os dois times não fizeram os goleiros trabalharem muito, e a primeira etapa acabou em 1 x 0 para a equipe da casa.

2º tempo

As duas equipes voltaram do intervalo com gás e imprimiram bastante velocidade para chegarem ao ataque. Com os times abertos, a transição ataque-defesa acontecia a todo momento, e a partida seguia equilibrada.

O ASA experimentou aos 5 minutos. Valdivia chutou na entrada da área e Cristiano defendeu sem dificuldades.

Em contra-ataque rápido, Wanderley recebeu de Geovani, chutou prensado e a bola saiu para escanteio, aos 7 minutos.

Em cobrança de falta próxima da entrada da área, o zagueiro Gaúcho bateu forte e rasteira, a bola passou no canto direito da trave e e foi para fora, aos 12 minutos.

A partida continuou equilibrada, e com as duas defesas bem, os ataques pouco conseguiam produzir.

O ASA chegou com perigo aos 17 minutos. Em lançamento, Lúcio Maranhão recebeu após falha de Jadilson. O atacante chutou cruzado e mandou par afora.

É GOL! O artilheiro Lúcio Maranhão recebeu de Didira na diagonal e não perdoou. ASA 1 x 1, aos 22 minutos.Clique aqui e veja o gol.

Em mais uma boa oportunidade, o ASA tentou com Valdívia, aos 28 minutos. Ele contou com a falha de Elsinho e chutou em cima de Cristiano.

O Fantasma pressionava, e o Galo passava a jogar com contra-ataques. Aparentemente cansado, o time da casa pouco atacava e o visitante se aproveitava. Aos 34, Valdivia chutou de fora da área, mas o chute saiu fraco e foi para fora.

Sem criatividade, o CRB pouco assustava, e o ASA procurava descer em velocidade pelas alas. O alvinegro perdeu, aos 38 minutos, o atacante Lúcio Maranhão, expulso, e passou a ficar mais recuado.

O Galo chegou com muito perigo aos 41. Geovani tocou por cima, e Aloísio Chulapa cabeceou no meio do gol, e Jonatas defendeu.

É GOL! No apagar das luzes, aos 45 minutos, Wanderley recebeu na grande área e chutou firme por cima de Jonatas. É o gol do desempate: CRB 2 x 1. Clique aqui e veja o gol.

Segurando o jogo, o Galo saiu com a vitória na primeira decisão do Campeonato Alagoano.

Ficha técnica
Campeonato Alagoano 2012 - 1ª rodada da final
Jogo: CRB 2 x 1 ASA
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió
Data: 09/05 (quarta-feira)
Hora: 20h45

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Assistente 1: Roberto Braatz (FIFA-PR)
Assistente 2: Autemir Hausmann (FIFA-RS)

CRB:
1- Cristiano
3- Filipe
4- Rodrigão
5- Ítalo (17-Aloísio Pereira, aos 28? do 2T)
2- Elsinho
7- Daniel
8- Everton Luiz (15-Roberto Lopes, aos 34? do 2T)
10- Geovani
6- Jadilson
11- Wanderley
9- Rodrigo Dantas (18-Aloísio Chulapa, aos 27? do 2T)
Técnico: Roberto Fonseca

Banco CRB: 12-Vinicius, 13-Márcio Gabriel, 14-Nilson, 15-Roberto Lopes, 16-Maradona, 17-Aloísio Pereira, 18-Aloísio Chulapa.

ASA:
1-Jonatas
3- Fabiano
4- Gaúcho
10- Audálio
2- Gabriel (16-Alan, no intervalo)
5- Jorginho
8- Cal
7- Didira
11- Valdivia

6- Augusto (13-Marcinho, aos 16? do 2T)
9- Lúcio Maranhão (expulso aos 38? do 2T)
Técnico: Heriberto da Cunha

Banco ASA: 12- Tutti, 13-Marcinho, 14-André Nunes, 15-Tiago Gaúcho, 16-Alan, 17-Neto Potiguar, 18-Nando.

Comentários