Semarh e IMA discutem estratégias para Unidades de Conservação

Geral

por SEMARH Alagoas

Objetivo da reunião foi retomar ações conjuntas entre os órgãos para atuação em áreas de preservação ambiental e reservas ecológicas


Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) se reuniram esta semana para discutir a retomada de ações conjuntas entre os órgãos para a gestão das Unidades de Conservação do Estado. Um dos principais objetivos é focar na renovação e na capacitação dos conselhos gestores.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda, o trabalho de gestão nas áreas de proteção ambiental e integral prossegue de forma sistemática, mas ainda há a ser feito para a consolidação dos conselhos gestores das unidades de conservação. Ele ressalta também a importância de dotá-los de instrumentos de gestão, principalmente em relação ao Plano de Manejo.

?Montamos uma agenda de trabalho que será desenvolvida pelas equipes no ano em curso. Alguns Conselhos Gestores estão chegando ao fim de seus mandatos, então encaminharemos as eleições para a renovação da gestão de boa parte deles. Também iremos nos empenhar em conseguir recursos para elaborar Planos de Manejos, principalmente para as Áreas de Preservação Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho e também do Pratagy??, disse o informou o superintendente.

As Unidades de Conversação começam a retomar suas atividades já na próxima semana. A APA de Murici realizará reunião na próxima terça-feira (13) na sede da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), em Murici. Também na terça-feira será realizada reunião ordinária na Reserva Ecológica (Resec) de Roteiro e, na quinta-feira (15), a APA da Marituba do Peixe realizará a reunião do seu conselho gestor.

Comentários