Bope comemora 34 anos de atuação no Estado

Polícia

Lucas Lisboa - Agência Alagoas

Secretário Paulo Rubim (ao fundo) salienta prioridade ao Bope

Unidade de elite da PM alagoana faz aniversário e comemora referência no Nordeste

Em cerimônia oficial realizada na sede da corporação, no Pontal da Barra, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), comemorou, na manhã desta quarta-feira (7), seus 34 anos de atuação no combate à violência e criminalidade no Estado de Alagoas.

Além de prestar homenagens alusivas aos anos de existência da corporação, durante a solenidade, que contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dalmo Sena, e do secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, os oficiais do Bope fizeram a simulação de duas operações específicas, uma formada pelo grupo de ações táticas e outra com a atuação do canil do Batalhão.

O evento foi mais uma atividade da programação que será estendida até esta sexta, 9. Desde a última segunda-feira (5), um estande foi montado no Maceió Shopping onde estão expostos armamentos, munições, entre outros equipamentos utilizados pelo Bope durante as operações.

Outra atividade organizada pela unidade aconteceu na terça-feira (6), com a realização de um torneio de futebol entre os oficiais, que contou com a presença de moradores da comunidade do Pontal.

O comandante do Bope, tenente-coronel Thulio Emery, falou sobre esse tipo de atividade promovida pelo batalhão, que serve como forma de interação entre a sociedade e a corporação. ?Queremos cada vez mais trabalhar a favor da população, transmitindo nossa principal missão: garantir a segurança do povo alagoano. Esse é a principal tarefa dos 263 homens que integram o batalhão?, destacou o comandante.

Referência Regional

O tenente-coronel Thulio Emery, que está à frente do batalhão desde novembro de 2009, afirmou que o Bope de Alagoas é considerado uma referência na região Nordeste. Oficiais dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia participam em Alagoas de cursos de táticas especiais, qualificações e treinamentos, contemplando o trabalho feito pelo Bope em Alagoas que, segundo seu comandante, busca cada vez mais aprimorar seus serviços ligados a parte operacional.

?A partir do momento que oficiais de outros estados chegam a Alagoas buscando aprimorar suas técnicas é que verificamos que o trabalho que está sendo feito no Estado é de qualidade?, salienta o tenente-coronel Thulio Emery.

Paulo Rubim, secretário de Estado da Defesa Social, credita este momento positivo do Batalhão de Operações Especiais em Alagoas, aos investimentos e recursos que são destinados para a qualificação profissional e em toda a estruturação, seja por meio de viaturas, armamento ou munições.

?Na Secretaria da Defesa Social, os recursos destinados ao Bope são prioridade. Realizamos recentemente um curso de qualificação do serviço de rádio-patrulha e já podemos observar resultados. O Bope vem mostrando para os alagoanos que eles contam com uma segurança eficiente?, afirma o secretário Rubim.

As atividades continuam nesta quinta-feira, com a realização de um Culto Religioso na sede Batalhão, a partir das 8 horas. Na sexta-feira (9), a semana de comemoração é finalizada com um ?Corridão? pela orla de Maceió, tendo o seu ponto de partida o pátio do Quartel do Comando Geral (QCG).

Comentários