Secretaria de Estado da Educação e do Esporte viabilizou passagens das atletas
Alagoas será o único representante do Norte/ Nordeste a participar do 8° Campeonato Brasileiro de Voleibol Paraolímpico, que acontece de quinta a domingo (03 a 06/05) na cidade de Goiânia. A participação alagoana se dará por meio da seleção feminina, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) na viabilização das passagens aéreas.
Nesta terça-feira (dia 1º), a equipe e o técnico Marcelo Gualberto estiveram na sede da secretaria reunidos com o secretário de Educação, Rogério Teófilo e o secretário adjunto do Esporte, Luís Antônio Ribas. Para Rogério Teófilo, patrocinar a iniciativa é motivo de orgulho, visto que as atletas são exemplo de superação.
?A Secretaria de Educação e do Esporte tem a preocupação de promover um processo de inserção social e para nós é muito gratificante apoiar esta iniciativa, pois, além de representar nosso estado, estas atletas são um exemplo de superação e autoestima para todos os alagoanos?, destacou Teófilo.
A levantadora Luiza Santa Rita, que é cadeirante, agradeceu o apoio em nome da equipe, falou do orgulho de representar Alagoas no campeonato nacional e de como esporte mudou a sua vida. ?Ter um defeito físico não é motivo para vergonha nem empecilho para praticar esportes. Eu, por exemplo, graças ao voleibol, estou descobrindo que, aos 53 anos, posso fazer coisas das quais não me achava capaz?, conta Luiza, que se juntou à equipe após ser abordada pelo técnico Marcelo Gualberto em um supermercado.
Intercâmbio - Apesar de só existir há dois anos, a seleção alagoana de voleibol paraolímpico feminino já apresenta resultados promissores: no ano passado, ficou em 4º lugar no campeonato nacional, em São Paulo e duas atletas do time, Rosângela Santos e Ana Paula Tavares, formam a primeira dupla feminina de vôlei de praia paraolímplico do país.
De acordo com o técnico Marcelo Gualberto, que ainda coordena mais duas equipes femininas e mais quatro masculinas de vôlei paraolímpico, a participação alagoana no campeonato nacional trará ainda mais experiência. ?Esta é a chance de mostrarmos nossa equipe ao Brasil, pois nossas atletas terão a chance de conferir o nível técnico do resto do país, jogando contra jogadoras que integram a seleção brasileira feminina de voleibol paraolímpico, o que é um intercâmbio muito importante?, frisa Gualberto.
Atualmente, as equipes comandadas pelo técnico treinam duas vezes por semana no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho e no ginásio do Clube de Regatas Brasil (CRB), na Pajuçara. Gualberto, no entanto, aponta a dificuldade no recrutamento de novos paratletas, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Uma dificuldade que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte trabalha para reduzir, conforme atesta o secretário adjunto do Esporte, Luís Antônio Ribas: ?Estamos fomentando ações de esporte amador e é importante que exemplos como o da seleção de voleibol incentivem mais crianças com necessidades especiais a aderirem a uma prática esportiva?, considera.
Alagoas representa Norte/Nordeste em campeonato paraolímpico de voleibol feminino
EsportesAna Paula Lins 02/06/2010 - 14h 00min Valdir Rocha

Secretário Recebe Para-olimpicos
Comentários