A prefeita Renilde Bulhões foi uma das 10 homenageadas com a comenda Nise da Silveira, cuja entrega aconteceu na última segunda-feira (8), dia Internacional da Mulher no teatro Gustavo Leite no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió.
A solenidade foi presidida pela Governadora em exercício desembargadora Elizabete Carvalho. Como todas as homenageadas um vídeo foi exibido mostrando momentos especiais da homenageada.
Após esse histórico a governadora procedeu a entrega da comenda e em momento contínuo a nova comendadora usou da palavra cujo discurso apresentamos após as imagens a seguir.
Dentre os convidados especiais estavam os familiares da prefeita e a imprensa santanense, representada pelo diretor do Portal Maltanet José Malta e o repórter da Rádio Milênio Emílio Souza.
Prefeita Renilde Bulhões recebe a comenda Nise da Silveira
GeralDa Redação 12/03/2010 - 14h 00min José Malta Fontes Neto

Discurso da prefeita Renilde Bulhões quando do recebimwento da Comenda Nise da Silveira
Excelentíssima Senhora Doutora Elizabeth Carvalho,
Muito Digna Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas e, no momento, para honra nossa e de todas as mulheres alagoanas, Governadora em exercício do nosso Estado.
Em a saudando, Doutora Elizabeth, quero saudar a todas as autoridades que compõem a mesa e as demais autoridades aqui presentes, nesta solenidade.
Quero fazer uma saudação especial às notáveis mulheres que hoje estão sendo agraciadas com esta insigne comenda ?Nise da Silveira?, entre as quais, humildemente me incluo, como médica e prefeita de Santana do Ipanema:
Saúdo portanto,
? A cientista social Débora Nunes,
? A líder indígena Emerlinda Celestino da Silva,
? A pianista emérita Selma Teixeira de Brito,
? A médica, de saudosa memória, Zilda Arns, em homenagem póstuma,
? A médica obstetra Eleuza Passos Tenório, verdadeiro ícone da medicina alagoana
? A juíza Ester Manso
? A advogada Fernanda Vilela, com gigantesco e reconhecido trabalho desenvolvido à frente da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas
? A advogada Marli Ribeiro de Souza
? A desembargadora Nelma Torres Padilha
? A Diva Toledo, que foi homenageada no ano passado e que hoje recebe a sua Comenda
? Por último, consta da relação, esta que vos fala, cuja Comenda dedico inteirinha à minha família e ao querido povo de Santana do Ipanema.
Minha senhoras, meus senhores:
Que sejam as minha palavras iniciais, de agradecimento ao governador Teotônio Vilela, por me haver incluído entre as 10 mulheres ?destaque?, no ano de 2009, agraciadas com tão honrosa comenda: a ?Comenda Nise da Silveira?.
Foi muito feliz o governador Teotônio Vilela, pois, ao tempo em que presta esta homenagem às mulheres do nosso tempo, homenageia também outra grande mulher alagoana do início do século passado, uma mulher genial, que sempre esteve a frente do seu tempo, conhecida como a ?psiquiatra rebelde?.
Com efeito, Nise da Silveira, revolucionou os métodos de atendimento e tratamento dos doentes mentais.
Nasceu em Maceió, no início do século passado, em 15 de fevereiro de 1905.
Graduou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1926. Era a única mulher, numa turma de 156 alunos.
Fundou em 1952, no Rio de Janeiro, o Museu de Imagens do Inconsciente, com pinturas e modelagens feitas por deficientes mentais, para análises e estudos que fundamentavam suas teorias.
Com uma vida longa e uma vastíssima obra, Nise da Silveira, faleceu no dia 30 de outubro de 1999, aos 84 anos.
Nise da Silveira é orgulho do Brasil e patrimônio da humanidade. Parabéns governador !
Que sejam as minhas palavras finais, de agradecimento:
Agradeço primeiramente a Deus por essa oportunidade;
Agradeço à minha família, a meus pais Domício Silva e Iracema Salgueiro (im memoriam) a meus irmaos, ao meu esposo Isnaldo Bulhões eu sempre me apoiou, inclusive para a conclusão dos meus estudos, e a meus filhos, que sempre me deram o apoio e força necessários para que se tornasse possível esta comenda, que para mim é o coroamento de uma vida.
Ao povo de Santana, ao mesmo tempo agradeço a confiança que em mim sempre depositou e, com muito orgulho, ofereço a todos esta comenda que para mim é o símbolo da minha honesta e eficaz administração, pela qual tenho sofrido e dedicado todos os minutos da minha vida.
É a grande recompensa por tudo que tenho feito e pelo muito que ainda haverei de fazer.
Alguém já disse que ?amar para ser amado, é humano; amar só por amar, é divino?.
Ou, nas palavras do Padre Airton Freire, devemos ?amar com gratuidade?, o que significa, ?amar só por amar?.
Essa é a grande a lição e a contribuição que espero de toda mulher para com a humanidade !
Muito obrigado !
Comentários