Nos nossos livros À Sombra do Umbuzeiro e À Sombra do Juazeiro muitas histórias ou estórias foram contadas dos tempos áureos de Santana do Ipanema, onde grandes cidadãos de hoje faziam muitas peripécias e eram um tanto quanto irreverentes. Essa irreverência ainda faz parte de alguns que no mês de julho são colocadas a tona lembrando esses tempos. Um exemplo disso narramos a seguir.
Noite de sexta-feira (25.07.2009), véspera do dia magno da Festa Católica de Santana do Ipanema, alusiva à Senhora Sant´Ana. Na Associação Atlética Banco do Brasil estavam reunidos os muralistas e convidados para o V Encontro de Muralistas, especialmente para os que moram fora da terrinha e que por essa época vem pedir as bençãos da madrinha Santa Ana.
A festa também marcou o lançamento do livro O Sonho de Alice – segunda edição, de autoria da escritora santanense Lúcia Nobre além do lançamento da livraria itinerante do sertão – SWA Instituto Livraria. A solenidade foi conduzida por este cronista que convocou três mulheres para composição da mesa: a escritora Lúcia Nobre, a muralista Sibele Arroxelas e a genitora da escritora Helena Nobre, oficializando assim a abertura do evento. Mesmo formando uma mesa oficial o condutor da solenidade informou que a a festa iria ser o mais informal possível e convidou algumas pessoas além das componentes da mesa para usar da palavra.
A descontração era a tônica dos falatórios e muitos assuntos foram abordados, dentre eles a importância do Mural de Recados do Portal Maltanet, a seção literatura a cultura santanense. Usaram da palavra o diretor de tecnologia do Portal Maltanet Cheops Malta, José Avelar Alécio, João do Mato que leu o poema Recomeço do livro À Sombra do Umbuzeiro, Marques, Remi, Professora Lourdes, que apresentou a obra lançada no momento, professor José Pinto que lembrou sobre os 60 anos do Ginásio Santana e a festa que acontecerá em 2010 e a prefeita Renilde Bulhões.
O nosso poeta mor Remi Bastos Silva, que é apaixonado por sua terra, quando da sua fala meio que na pressão, pois ele disse que quem compõe e canta raramente é bom em oratória, mas a pedidos foi induzido a falar fez relatos emocionantes ressaltando, como sempre , Santana dos nossos Amores. Em determinado momento, o poeta diz que em outra encarnação foi um Soldado Romano e ai vem a irreverência de um eterno menino chamado João do Mato que grita lá da plateia! SOLDADO ROMANO FELA DA P...
E se você leitor pensou que essa foi a única citação irreverente desse garoto de pouco mais de 40 anos está enganado. No dia dedicado a Senhora Santana, 26 de julho, após a Procissão Solene, concluída a benção do Santíssimo Sacramento em frente a Igreja Matriz . algumas autoridades foram convidadas para descerrarem a bandeira da festa e se ouve mais uma vez uma voz grossa dizendo: “Vai subir no mastro e tirar a bandeira doutor?. Para quem era a pergunta não me lembro.
Santana do Ipanema-AL, 27 de julho de 2009
Comentários