Na verdade, quero acrescentar à pergunta a cima uma complemento adverbial condicional: - Você se considera uma pessoa feliz por ser santanense?
De cara, dá pra perceber que a pergunta não se restringe, aos santanenses que moram em Santana. Mas a todo santanense, seja de nascença, de coração, por adoção, que atualmente mora ou já morou em Santana, etc.
Façamos uma reflexão: Ninguém “É Feliz”. Alguém pode “Estar feliz”.
Considerando que a felicidade é um estado de espírito; Uma cidade pode sim, proporcionar aos seus filhos e filhas, sensações das mais gratificantes e inesquecíveis. Sensações que ficam imprimidas em nossa mente, em nossa memória e em nossa alma. Que ali foram parar porque foram captadas pelos sentidos do nosso corpo.
Por exemplo: Que Cheiro lembra sua Cidade? Vai depender do local e em que época nos encontramos. Vamos lá! Estamos no inverno: - O Panema “botou” uma cheia! E então que cheiro lembra as cheias do Ipanema? O cheiro de água barrenta...o mormaço,o cheiro de terra molhada...
E que Gosto tem sua Cidade? Tem gosto de pão, gosto de cachorro quente, de pipoca e Algodão doce, comidos no meio da rua, nas noitadas das Novenas de Senhora Santana.
O que dá pra Sentir na Pele, na sua Cidade? O friozinho gostoso do mês de julho na Festa da Juventude e a chuvinha fina que teima em molhar você até os ossos, obrigando-lhe a sorver um conhaque, ou uma deliciosa dose de “Pau Dentro”.
Que Visual lembra sua Cidade? Depende: Há quem guarde na memória as Praças: Senador Enéas ou Dr. Adelson Isaac de Miranda; O Monumento ao Jumento; A igrejinha de Senhora Assunção; A Matriz de Senhora Santana e por aí vai...
Que Som lembra sua Cidade? “A microondas no Alto da Serra/Não me canso de admirar/As suas Praças seu Povo essa Terra/ Cujo Progresso não pode parar/Quando eu partir desse mundo de flores/Levarei comigo uma rosa/ De ti não guardarei rancores Santana dos Meus Amores...”
Santana do Ipanema 09/05/2009
Comentários