QUEM O PODERÁ SUPORTAR!

José Vaneir Soares Vieira

“Quem pode suportar a Sua indignação? Quem subsistirá diante do furor de Sua ira?" (Naum 1:2).

As pessoas são até capazes de enfrentar a força humana. Se bate de frente com a força policial, se enfrenta até o poder da Justiça. Se suporta até a ira dos homens e se desafia a autoridades dos governantes. As pessoas são capazes de enfrentar e suportar as conseqüências desses seus atos.

Mas pergunto: Quem pode suportar a indignação de Deus? Que subsistirá diante do furor da ira do Criador? Quando Ele se levantar para julgar o mundo perverso e pecador que O odeia, quem parará diante dEle?

Veja: Quando Deus promulgou a Lei no monte Sinai e a deu a Moisés para entregar ao povo de Israel, Deus mesmo desceu sobre o monte Sinai com todo o seu esplendor e o resultado foi que houve no monte chamas de "fogo e escuridão, e trevas e tempestades, e sonido de trombeta, voz de palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falassem mais... e tão terrível era a visão que Moisés disse: estou todo assombrado e tremendo ". (Hebreus 12:18-19,21). Se a maneira como a lei foi pronunciada foi tão terrível, muito mais terrível será a maneira como será executada sobre aqueles que a violaram. O fogo e a escuridão do monte Sinai não são nada se comparados ao fogo do inferno e o negrume da escuridão que existe lá. O Senhor tem ameaçado o iníquo impenitente: "sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso: eis a porção do seu copo”. (Salmos 11:6). Por que isso parece ser assombroso? Porque Deus quer nos chamar a atenção para o fato de que as pessoas estão vivendo como se Ele não existisse, como se não houve responsabilidade moral, como se pecado não fosse pecado, como se pudesse viver a vida de maneira irresponsável, como se se pudesse pecar e não houvesse qualquer cobrança por esses pecados e crimes cometidos. Todo o livro do Apocalipse é a revelação do fim do mundo. As pessoas preocupam-se como o mundo irá terminar e tudo o que se fala e vê, não tem a haver como o fim da História como está revelada no Livro do Apocalipse, pois nele se descreve não somente o Dia da Ira de Deus, o Dia da Grande Tribulação sobre todos os habitantes do mundo, mas o próprio término da História com a entrada na eternidade dos salvos e perdidos. Nesse Livro se revela a Ira do Cordeiro (Jesus Cristo), pois é no final da História que os seres humanos serão punidos porque nesta vida rejeitaram o amor do Cordeiro de sorte que terão enfrentar a Sua Ira. “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos, e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e que é que pode suportar?(Apocalipse 6.15-17). A proximidade de tão grande mal aumenta excessivamente o medo. Paulo ao descrever esse Grande Dia o faz da seguinte forma: "...e em chama de fogo tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição... "(II Tess. 1:8-9).

Deus nos dá uma visão da Sua ira e de como ela está às portas, próxima sobre todo o mundo e enquanto as pessoas continuam suas obras de iniqüidade.

Mas hoje Deus também nos dá uma visão da misericórdia aos seres humanos, a fim de que eles abandonem suas prevaricações e pecados. Misericórdias e abundante perdão são prometidos aos homens justos após abandonarem seus maus caminhos e pensamentos (Is. 55:7). Ele diz em Zacarias 1:3: "Tornai para mim diz o Senhor dos exércitos, e eu tornarei para vós" e em Oséias 14:1 - "Ó Israel, tornai ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído."

Pense nisso!

Comentários